Offside
Lado B

João Basílio, investigador do Centro de Sistemas de Energia (CPES), é surfista amador.

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Altice Albs, pela voz de Fausto de Carvalho.

Fora de Série

"Salientaria a disponibilidade e complementaridade de talentos que permitiram entregar resultados de elevada qualidade." Samuel Moniz (CESE)

Pensar Sério

"Entendo que enquanto não se realizar o matching entre os desejos das entidades privadas e as necessidades particulares das entidades públicas, poderão ser implementados sucessivos programas, uns mais sonantes que outros, que não haverá um avanço significativo nesta matéria". Paulo Diogo Ferreira (SAAF)

Galeria do Insólito

"...investigador que se preze, tem um conto de fadas e princesas sempre à mão. Esse livro é que é a sua verdadeira bíblia."

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC.

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC.

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

INESC TEC em projeto sobre cuidados de enfermagem

O Centro de Engenharia e Gestão Industrial (CEGI) do INESC TEC está envolvido no projeto COST-Action intitulado “RATIONING – MISSED CARE: An international and multidimensional problem”, onde o objetivo é promover a discussão sobre o racionamento de cuidados de enfermagem. O lançamento do projeto decorreu a 20 de setembro em Bruxelas.

Há indícios crescentes de que prevalece, a nível internacional, um racionamento dos cuidados de enfermagem, o que leva a resultados negativos para o paciente, enfermeiros e organizacionais. O que se pretende neste projeto é promover a discussão acerca deste racionamento com base numa abordagem comparativa entre países, com implicações ao nível da prática e desenvolvimento profissional dos enfermeiros. A abordagem seguida terá em conta diferentes disciplinas, tais como enfermagem, ética, cuidados de saúde em geral, economia e políticas sociais. 

Serão quatro grupos de trabalho envolvidos no trabalho, que irão abordar diferentes áreas: conceptualização, organização e metodologias (grupo de trabalho 1); intervenções e conceções com base em evidências (grupo de trabalho 2); dimensões éticas do racionamento dos cuidados de enfermagem (grupo de trabalho 3); e finalmente educação e formação (grupo de trabalho 4). Espera-se que os resultados destes grupos de trabalho permitam perceber como os cuidados de enfermagem são racionados, assim como os fatores que contribuem para este fenómeno, e desenvolver políticas para a prestação de cuidados de saúde seguros.

Mário Amorim Lopes, investigador do CEGI, foi nomeado membro do Management Committee desta COST-Action e vice-líder de um dos grupos dos quatro grupos de trabalho do projeto.

Esta COST-Action é uma das 26 propostas bem sucedidas (de 260 candidaturas) e conta com participantes de 28 países (Bélgica, Croácia, Chipre, República Checa, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Islândia, Irlanda, Israel, Itália, Letónia, Lituânia, Holanda, Polónia, Portugal, România, Eslováquia, Espanha, Suíça e Reino Unido).

Mais informações sobre o projeto aqui.

O investigador mencionado nesta notícia tem vínculo ao INESC TEC.