Fora de Série
A Série dos fora de série
Num universo de mais de 800 colaboradores, são muitos os meses em que há mais de um colaborador com um desempenho “Fora de Série”. Prova disso mesmo é o facto de, em vários meses, recebermos mais do que um nomeado. Isto determinou uma mudança de política editorial: o BIP passou a destacar todos os nomeados em cada mês, sem opção de mérito (porque todos o têm muito!). Adicionalmente, tendo por base critérios de oportunidade noticiosa, é desenvolvida uma entrevista a um dos nomeados.
ESTE MÊS FALAMOS COM Ricardo Bessa
1. É a terceira vez que o Ricardo é nomeado fora de série (as anteriores foram em 2009 e 2014). O próximo objetivo é o tetra? Como é que se chega tão longe?
O meu objetivo é continuar a contribuir ativamente para a execução dos diversos projetos no CPES. Estou no INESC TEC faz dez anos este mês e ver o meu trabalho reconhecido por três vezes significa uma motivação adicional, mas que apenas é possível com o contributo dos outros investigadores do CPES.
2. Curiosamente os únicos colaboradores nomeados por 3 vezes “Fora de Série” são os dois do CPES (o outro é o coordenador Luís Seca). Qual é o segredo deste centro para formar campeões? O que é que gosta mais no CPES?
O “segredo” está na estrutura. O CPES consegue combinar uma equipa de investigadores seniores muito experientes com um conjunto de jovens investigadores extremamente motivados. Ao longo dos anos estes investigadores têm tido a oportunidade de participar em diversas atividades (execução de projetos, elaboração de propostas, etc.), contribuindo para a continuidade de linhas de I&D e partilha de conhecimento.
3. O Ricardo Bessa tem trabalhado em várias frentes: projetos, cursos de formação, orientação de teses, entre outras iniciativas. Como é que organiza o seu trabalho diariamente?
Quando comecei a minha carreira no INESC TEC era muito metódico e conseguia planear a execução do trabalho com alguma facilidade. Com o aumento das responsabilidades, a gestão das diferentes tarefas tornou-se muito complexa, passou a exigir uma maior concentração para manter um ritmo de trabalho elevado. Felizmente os investigadores que trabalham comigo nos diferentes projetos têm muito valor a nível científico e uma capacidade de trabalho excecional, contribuindo de forma decisiva para facilitar esta gestão.
4. Há dois anos e meio, quando foi “Fora de Série” pela última vez, dizia que no prazo de cinco anos esperava “contribuir para a evolução da área da previsão de produção renovável, corresponder aos desafios futuros do sector elétrico e manter o CPES / INESC TEC como uma referência a nível internacional na área da previsão.” Já conseguiu atingir algum destes objetivos?
Atualmente o trabalho realizado nesta área pelos investigadores do CPES é reconhecido a nível nacional e internacional, resultando num conjunto de projetos que têm permitido continuar a criar soluções inovadoras e com interesse para parceiros industriais. Foi uma meta que conseguimos atingir, mas também representa o desafio de mantermos um percurso sustentável e anteciparmos tendências. Relacionado com este último ponto, é cada vez mais importante promover encontros internos de natureza científica e identificar novas linhas de I&D.
5. Terminaremos este questionário, pedindo que comentem a vossa nomeação, feita pelo coordenador do Centro Manuel Matos?
Este trabalho desenvolvido apenas foi possível porque a coordenação do CPES tem-me dado todas as condições e promovido um espírito proativo nas diferentes áreas de I&D, contando também com o apoio de um conjunto de investigadores fora de série.
Fora de série - mês de junho
- Inês Castro, Contabilidade e Finanças
"A Inês Castro está no INESC TEC há cerca de ano e meio, e destaca-se pela forma como lidera com autonomia e responsabilidade as tarefas contabilísticas, fiscais e estatísticas na ausência temporária da Magna Ribeiro (em licença de maternidade). De realçar a rápida integração no serviço de Contabilidade e Finanças, uma forte atitude e grande disponibilidade para formar os colegas recém-chegados ao serviço. A dinâmica e o carácter extrovertido da Inês Castro fortalecem a coesão da equipa ainda jovem, potenciando assim uma resposta eficiente do serviço às necessidades crescentes do INESC TEC. Simultaneamente a terminar o mestrado na área de contabilidade na FEP, apresenta-se como uma mais valia para o INESC TEC particularmente para o serviço de Contabilidade e Finanças."
Responsável CF
- Ricardo Bessa, CPES
"O Ricardo Bessa desenvolveu intensa atividade durante o mês de junho, quer em projetos europeus, quer em contratos de prestação de serviços, ao que se associou a organização de um curso de formação avançada EES-UETP que registou grande sucesso. Mostrou, além disso, liderança da área de que é responsável no CPES (Energy Analytics and Forecasting), desenvolvendo diversas iniciativas de reflexão sobre tópicos emergentes. Esteve muito envolvido nos projetos europeus UPGRID e evolvDSO e em prestações de serviços para a REN e EDP Renováveis. Em todos desenvolveu grande atividade e assumiu tarefas de grande responsabilidade, mostrando dedicação e espírito de iniciativa."
Coordenação CPES
- Pedro Silva, CTM
"A coordenação do CTM propõe para ‘Fora de Série’ o investigador Pedro Silva pela sua excecional contribuição para o projeto europeu SCREEN - Space Cognitive Radio for Electromagnetic Environment Management - no qual tem vindo a desenvolver um simulador de redes de comunicações de satélites muito apreciado pelos parceiros e relevante para o sucesso do projeto."
Coordenação CTM