Escola de Verão do projeto STRONGMAR - treino em terra e no mar
O projeto STRONGMAR, que iniciou no princípio de 2016, teve agora a sua primeira escola de Verão. A Summer School on Introduction to Advanced Marine Technologies decorreu em Portugal, entre os dias 27 de junho e 8 de julho.
O programa incluiu uma semana de aulas na Escola Naval e uma semana de treino prático no mar (hands-on) nas regiões de Oeiras e Cascais. Os participantes eram alunos e investigadores do CRAS - Centro de Robótica e Sistemas Autónomos, do CAP - Centro de Fotónica Aplicada e do CTM - Centro de Telecomunicações e Multimédia.
A escola foi organizada pelos parceiros da Universitat de Girona (ViCOROB – Computer Vision and Robotics Research Group e CIRS – Girona Underwater Vision and Robotics) e pela Marinha (Escola Naval e CINAV), e contou com a participação de oradores e formadores da Escola Naval (Portugal), do CINTAL (Portugal), da Heriot-Watt University (Reino Unido), da Universitat de Girona e da University of Aberdeen (Reino Unido).
O projeto STRONGMAR é liderado pelo INESC TEC, tem como objetivo capacitar os nossos investigadores nas áreas das ciências e tecnologias do mar, e conta com a colaboração de parceiros estrangeiros de topo.
Para além das escolas de verão, até ao final de 2018, serão organizadas escolas de inverno, reuniões, visitas e workshops temáticos, reuniões de networking, conferências científicas, entre outras atividades. Ainda este ano, irá ocorrer a Winter School on Underwater Vision and Planning (Girona, Espanha) em outubro, a 2016 STRONGMAR Conference (Porto) em novembro e a Winter School on Advanced Autonomous Marine Operations (Edimburgo, Escócia) em dezembro.
O projeto STRONGMAR é financiado pelo programa H2020 da União Europeia.