INESC TEC promove empreendedorismo em jovens do ensino secundário
O INESC TEC voltou a receber em 2016 jovens no âmbito do projeto “Ocupação Científica Nas Férias – Jovens Ciência Viva Nos Laboratórios”. Cinco alunos do ensino secundário (11º e 12º ano) vieram ao INESC TEC para descobrir o seu lado empreendedor, tal como o próprio nome do estágio indica – “À Descoberta do Meu Lado Empreendedor”.
Entre os dias 11 e 15 de julho, Moisés Coelho (Cinfães, Viseu), Sofia Wang (Matosinhos, Porto), Ana Isabel Bento (Airães, Porto), Bárbara Barbosa (Oliveira do Douro, Vila Nova de Gaia) e Francisco Brito (Valbom, Gondomar) contactaram com empreendedores e investigadores e puseram, ainda, mãos à obra para elaborarem um mini-plano de negócios que, no final do estágio, foi apresentado a um painel de experts.
Os grandes objetivos desta iniciativa são proporcionar aos jovens do ensino secundário oportunidades de aproximação à realidade da investigação científica e tecnológica; apoiar o ensino experimental, interativo, prático e in loco da ciência e da tecnologia; estimular a curiosidade pelas áreas científicas; e sensibilizar os jovens para as oportunidades e os desafios do empreendedorismo científico e tecnológico.
No primeiro dia, depois de uma apresentação breve sobre o que é e o que faz o INESC TEC, a monitora, Raquel Pestana Henriques, falou sobre a arte de fazer negócio na área da ciência e tecnologia. Depois da pausa para almoço, os alunos visitaram duas empresas inovadoras: a Kinematix (Dispositivos Eletrónicos na área da Saúde e Desporto) e a BioBoards (Skates em cortiça eco-friendly). No final do dia, o desafio para a criação de um Plano de Negócios foi lançado.
No dia 12 de julho, segundo dia do estágio, os alunos visitaram o Centro de Fotónica Aplicada (CAP) do INESC TEC e tiveram a oportunidade de se sentirem verdadeiros investigadores ao contactarem com tecnologias de fibra ótica. Os alunos foram recebidos pelos investigadores Manuel Joaquim Marques, Susana Silva, Ana Rita Ribeiro e Luís Coelho. A visita serviu, ainda, de inspiração para o desafio lançado no dia anterior.
O terceiro dia começou com a apresentação de alguns Centros do INESC TEC: CITE – Centro para a Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo, representado pelo investigador José Coelho Rodrigues, CPES – Centro de Sistemas de Energia, representado pelo investigador Bernardo Silva, e CESE – Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais, representado pelo investigador César Toscano. Antes da pausa para almoço, os jovens visitaram o Laboratório de Redes Elétricas Inteligentes e Veículos Elétricos, do CPES. Durante a tarde, os estudantes participaram numa oficina temática onde aprenderam as regras de ouro para a elaboração de planos de negócios.
No dia 14 de julho, os participantes puseram mãos à obra no que diz respeito ao desenvolvimento do seu plano de negócios, transformando, assim as suas ideias num pequeno projeto.
No último dia do estágio, os alunos apresentaram, finalmente, o mini-plano de negócios que foi avaliado por um painel de especialistas com experiência em empresas e em criação de startups: Miguel Martin, CEO da ATTIV, incubada no Polo Tecnológico do UPTEC - Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto; Cláudio Santos, investigador do CESE; e Carlos Pinho, gestor do SAPE – Serviço de Apoio a Parcerias Empresariais do INESC TEC.
Este é já o sétimo ano consecutivo em que a iniciativa decorre e foi, mais uma vez, um sucesso, pois os alunos tiveram a oportunidade de tomar contacto de uma forma dinâmica e divertida no mundo da investigação, da ciência e tecnologia e do empreendedorismo.
Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo à seguinte entidade parceira: UP-FEUP e INESC TEC.