Offside
Lado B

José Meirinhos do CPES pertence ao grupo Pauliteiros de Miranda

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da TECNIBITE, pela voz de Luís Claro Dias.

Fora de Série

"(...) é cada vez mais importante promover encontros internos de natureza científica e identificar novas linhas de I&D." Ricardo Bessa, CPES

Asneira Livre

"Mais do que arrumar nas gavetas do conhecimento material sobre investigação e inovação, guardo nas gavetas do coração tudo o que vivi e todos os que conheci (mesmo os que me deram dores de cabeça)." Sofia Sá (SCOM)

Galeria do Insólito

Um dia destes, estava um colega a percorrer o caminho até ao parque do INESC TEC quando se depara com o seguinte “recado” no limpa para-brisas do seu carro.

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

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INESC TEC participa no Programa Verão no Campus 2016 da U.Minho

Computação Sem Fonteiras é o nome da atividade organizada maioritariamente por investigadores do Laboratório de Software Confiável (HASLab) do INESC TEC que promove as áreas da Informática e da Computação. Esta é já a 9ª edição do Verão no Campus da Universidade do Minho e as 24 vagas disponíveis para esta atividade foram preenchidas na sua totalidade.

Todos os anos, a Computação sem Fronteiras, que dura uma semana, tem como objetivo iniciar os alunos do ensino secundário na análise de problemas, na sua modelação abstrata e na construção de soluções algorítmicas. Os estudantes experimentam programar um computador para resolver problemas complexos, ao mesmo tempo que tomam contacto com a oferta formativa do Departamento de Informática da Universidade do Minho.

Os participantes desta edição, oriundos de várias escolas secundárias do norte do país, tiveram a oportunidade de aprender sobre uma linguagem de programação visual, designada Construct, que permite criar jogos web interativos.

Entre os dias 25 e 29 de julho, os alunos foram confrontados com vários problemas de complexidade crescente como, por exemplo, as Torres de Hanoi, que tiveram que implementar em várias linguagens de programação, nomeadamente Construct e Haskell.

Os alunos também tiveram a oportunidade de observar o funcionamento de várias máquinas calculadoras dos anos 50 e 60 e verificar como se converteram em software, bem como participar numa ação de sensibilização sobre a segurança da informação na web.