Offside
Lado B

Fomos ao Museu do FC.Porto, numa viagem por momentos e histórias marcantes na existência do clube.

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da FAUP, pela voz de José Pedro Sousa.

Fora de Série

"Um dia a meio de um despacho de trabalho virei-me para o Prof. João Paulo Cunha e disse 'Prof. não sei se alguma vez lhe disse, mas gosto muito de trabalhar no C-BER', ao que ele respondeu 'não disse, mas nota-se!'", Rute Ferreira, C-BER

Pensar Sério

"Esta partida significa apenas um até já, já com saudade, mas com a coragem e determinação necessárias para este tipo de empreitada." Ana Paula Silva, CSIG

Galeria do Insólito

E eis que o insólito mais uma vez acontece: num exercício de zapping, no recato do nosso lar, deparámo-nos com o nosso investigador Rui Campos, todo janota, a apresentar um programa no canal Q!

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 
 

Ferramenta INESC TEC melhora o planeamento cirúrgico de pacientes com cancro da mama

O Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM) do INESC TEC está a participar no BCCT.plan, em parceria com a Fundação Champalimaud e a ENERMETER, um projeto onde o objetivo é disponibilizar uma ferramenta para o planeamento cirúrgico que permita às equipas clínicas explorar diferentes estratégias de tratamento cirúrgico personalizado. O projeto arranca em novembro de 2016 e tem a duração de três anos.

Este trabalho surge no seguimento do projeto europeu PICTURE, também liderado pelo INESC TEC. No PICTURE, o enfoque estava nos modelos de previsão dos resultados cirúrgicos. Já o BCCT.plan vai debruçar-se mais sobre o planeamento e a criação de ferramentas que permitirão auxiliar o planeamento cirúrgico de forma personalizada, utilizando imagens radiológicas, imagens de superfície e interface homem-máquina.

O CTM vai assim criar ferramentas de apoio às equipas clínicas onde estas poderão comparar a aparência final da mama perante as várias opções cirúrgicas disponíveis. A ferramenta utiliza uma combinação de modelos 3D realistas da superfície da doente e, associando medidas simples do tumor (tamanho e localização) e a densidade glandular, obtida a partir de exames radiológicos, será possível obter um modelo 3D completo da mama. Para isso será necessário criar uma base de dados contendo exames radiológicos, anotados por profissionais ligados à radiologia, e informação de superfície da mama.

A equipa do CTM envolvida no projeto conta com Hélder Oliveira, Jaime Cardoso, Luís Teixeira e João Teixeira, investigadores do CTM, e com um orçamento de 290 mil euros, de um total de 780 mil euros financiados pelo Portugal 2020.

Os investigadores mencionados nesta notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UP-FEUP.