Offside
Lado B

Fomos ao Museu do FC.Porto, numa viagem por momentos e histórias marcantes na existência do clube.

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da FAUP, pela voz de José Pedro Sousa.

Fora de Série

"Um dia a meio de um despacho de trabalho virei-me para o Prof. João Paulo Cunha e disse 'Prof. não sei se alguma vez lhe disse, mas gosto muito de trabalhar no C-BER', ao que ele respondeu 'não disse, mas nota-se!'", Rute Ferreira, C-BER

Pensar Sério

"Esta partida significa apenas um até já, já com saudade, mas com a coragem e determinação necessárias para este tipo de empreitada." Ana Paula Silva, CSIG

Galeria do Insólito

E eis que o insólito mais uma vez acontece: num exercício de zapping, no recato do nosso lar, deparámo-nos com o nosso investigador Rui Campos, todo janota, a apresentar um programa no canal Q!

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 
 

Projeto INESC TEC otimiza consumo energético de redes Wi-Fi

O Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM) do INESC TEC está envolvido no projeto Wi-Green (Otimização do consumo energético de redes Wi-Fi sensível aos padrões de tráfego), que tem como objetivo desenvolver novas soluções para reduzir o consumo energético de pontos de acesso Wi-Fi (APs), nomeadamente em ambientes interiores. O projeto tem a duração de dois anos e inicia a 1 de outubro de 2016.

O volume de tráfego nas redes móveis tem vindo a crescer exponencialmente, sobretudo pelo aparecimento de novos serviços e aplicações móveis. O advento da Internet das Coisas fará com que o problema se agrave, sobretudo pelo número muito elevado de dispositivos que passarão a estar ligados à rede. Estes fatores estão a levar ao limite a capacidade das redes celulares e forçam os operadores de telecomunicações a procurar novas soluções. As redes Wi-Fi são uma das soluções para o problema, permitindo o desvio do tráfego da rede celular sobretudo em ambientes interiores, precisamente onde os utilizadores passam 93% do seu tempo, segundo estudos recentes.

Com base na sua experiência na área das redes móveis e comunicações sem fios – incluindo a especificação, simulação, prototipagem e teste adquiridos em projetos nacionais e internacionais passados e em curso –, neste projeto o CTM vai desenvolver novas soluções que permitam reduzir o consumo energético de pontos de acesso Wi-Fi. A inovação do projeto consiste precisamente no facto de abordar uma componente até agora ignorada – os pontos de acesso.   

As redes Wi-Fi são tipicamente constituídas por um conjunto de pontos de acesso dimensionado para um número máximo de utilizadores simultâneos, que, no entanto, não está ligado grande parte do tempo, por exemplo, durante a noite ou em alguns períodos do dia. Utilizando e adaptando mecanismos existentes de análise e deteção de tráfego de entrada e saída de um ponto de acesso Wi-Fi, os investigadores pretendem responder a esta ineficiência energética e configurar, de forma automática, dinâmica e sensível ao tráfego, o modo de operação de um ponto de acesso ou de uma rede de pontos de acesso, sem comprometer o desempenho, e com objetivo de diminuir significativamente o consumo energético das redes Wi-Fi que hoje conhecemos.

Trata-se de um projeto em co-promoção P2020 com a empresa Eurico Ferreira, SA, integrado no projeto europeu Celtic-Plus SooGreen, que envolve os principais stakeholders europeus na área das comunicações móveis. A equipa do INESC TEC conta com a participação de Filipe Ribeiro, José Manuel Oliveira, Nuno Almeida, Rui Campos, Saravanan Kandasamy e Manuel Ricardo. O Wi-Green conta com um orçamento de 473.000 euros.

Os investigadores mencionados nesta notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UP-FEUP.