Offside
Lado B

Fomos ao Museu do FC.Porto, numa viagem por momentos e histórias marcantes na existência do clube.

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da FAUP, pela voz de José Pedro Sousa.

Fora de Série

"Um dia a meio de um despacho de trabalho virei-me para o Prof. João Paulo Cunha e disse 'Prof. não sei se alguma vez lhe disse, mas gosto muito de trabalhar no C-BER', ao que ele respondeu 'não disse, mas nota-se!'", Rute Ferreira, C-BER

Pensar Sério

"Esta partida significa apenas um até já, já com saudade, mas com a coragem e determinação necessárias para este tipo de empreitada." Ana Paula Silva, CSIG

Galeria do Insólito

E eis que o insólito mais uma vez acontece: num exercício de zapping, no recato do nosso lar, deparámo-nos com o nosso investigador Rui Campos, todo janota, a apresentar um programa no canal Q!

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 
 

Livro sobre sistemas computacionais no design e nas artes publicado por investigador do INESC TEC

Artificial Aesthetics é o título do livro recentemente publicado por Miguel Carvalhais, investigador do Centro de Sistemas de Informação e de Computação Gráfica (CSIG) do INESC TEC. Na obra, com a chancela da U.Porto Edições, o investigador estuda o uso dos sistemas computacionais no design e nas artes.

À medida que os computadores e sistemas computacionais se têm tornado cada vez mais ubíquos e que aumenta a sua importância cultural e económica, eles têm contribuído para alterações dramáticas nos media e naquilo que é produzido com e para eles. De acordo com o investigador, estes sistemas “permitem-nos produzir artefactos tão grandiosos, dramáticos, profundos e comoventes como quaisquer outros, mas conseguem também comunicar de formas novas e únicas, possibilitadas pela sua natureza procedimental”. O que autor apresenta no livro Artificial Aesthetics é um estudo sobre estes artefactos, as suas propriedades procedimentais e o seu papel na emergência de novas formas de autoria, criação e fruição estética.

Além de investigador no INESC TEC, Miguel Carvalhais é Professor Auxiliar no Departamento de Design na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Está ativo nos campos das artes, design e música computacionais desde meados dos anos 90 do século XX, em projetos como @c ou a editora Crónica.

O investigador do INESC TEC mencionado no corpo da notícia tem vínculo à UP-FBAUP.