Pensar Sério
Até já
Por Ana Paula Silva*
Convidaram-me para escrever este artigo e vou tentar pensar sério num tom leve e descontraído. As nossas vidas por vezes levam-nos por caminhos “nunca dantes navegados” e a minha “viagem” no INESC TEC foi um deles, “viagem” essa que dura há já 27 anos, é isso mesmo, leram bem, 27 anos.
Essa “viagem” levou-me a conhecer “novos mundos”, novos mundos esses que passaram pelo trabalho em si, pois nunca tinha trabalhado numa instituição do género, pelos métodos de trabalho, pelo mundo académico, onde me inseri, pois era completamente desconhecido para mim, mas que gostei muito. Levou-me também pelo caminho das amizades que ao longo destes anos criei.
Agradeço o trabalho, as amizades e os laços criados que duram até hoje, pois sou uma pessoa de relações duradouras.
Mas há um dia em que, ”mantendo as relações”, é preciso fazer um “refresh/shake” ao comodismo, segurança e conforto, e esse dia chegou.
Chegou o dia da mudança, eu, tal como o INESC TEC, vou mudar e inovar e é disso que o mundo é feito e o faz girar. A mudança chegou com o convite para fazer uma experiência de trabalhar numa das instituições do Parlamento Europeu.
Tal como Adamastor que dobrou o cabo das Tormentas, também eu vou deixar um mundo já descoberto e partir para a descoberta de um mundo novo.
O espírito aventureiro tem que fazer parte da nossa essência, foi e é disso que o INESC TEC é feito, caso contrário não estava na vanguarda da inovação e excelência e é desse espírito que também sou feita.
Esta partida significa apenas um até já, já com saudade, mas com a coragem e determinação necessárias para este tipo de empreitada.
Então, até já, vou ali a Bruxelas e já volto.
*Colaboradora do Centro de Sistemas de Informação e Computação Gráfica (CSIG)