Tese de doutoramento desenvolvida no INESC TEC recebe prémio no Brasil
A distinção “Melhor Tese de Doutoramento” do Concurso de Teses e Dissertações em Inteligência Artificial e Computacional (CTDIAC) foi este ano atribuída a Vinícius Souza, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP), com base em trabalho desenvolvido no INESC TEC.
O trabalho que resumiu a tese intitula-se "Classification of Non-stationary Data Streams and Infinitely Delayed Labels with Application in Optical Sensors for Insect Species Identification” de Vinícius Souza, Gustavo Batista (orientador) e João Gama (co-orientador). A tese desenvolve métodos e algoritmos para a identificação, em tempo real, da espécie de insetos que cruzam um sensor ótico.
Vinícius Souza fez um ano intercalar no seu doutoramento (vulgo "regime sanduíche") no Laboratório de Inteligência Artificial e Apoio à Decisão (LIAAD) do INESC TEC. Durante esta estadia foram desenvolvidos novos métodos e algoritmos capazes de manter um modelo de classificação atualizado mesmo na ausência de dados etiquetados. Foram também desenvolvidos novos algoritmos para o cenário de latência extrema.
Realizado em cada dois anos, o CTDIAC tem como objetivo prestigiar e premiar as melhores dissertações de mestrado e teses de doutorado na área da Inteligência Artificial e Computacional. A atribuição do prémio teve lugar durante a Brazilian Conference on Intelligent Systems – BRACIS 2016 em outubro, no Recife, Brasil.
O investigador do INESC TEC mencionado nesta notícia tem vínculo à UP-FEP.