Projeto Transpinus apresentado em evento de Inovação Florestal
Alexandra Marques, colaboradora do Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais (CESE) do INESC TEC, apresentou o projeto TRANSPINUS, liderado pelo Centro Pinus, no 2º Atelier de Inovação Floresta, organizado pela INOVISA e pelo Crédito Agrícola, que decorreu a 26 de junho, no Grande Hotel de Luso, na Mealhada.
O TRANSPINUS – Transporte mais seguro, mais pinhal – pretende desenvolver uma solução operacional para a colocação de uma “rede inseticida” que permita a minimização do risco de dispersão do Nemátodo da Madeira do Pinheiro (NMP), associado ao transporte rodoviário de madeira.
O projeto é desenvolvido em parceria pelas seguintes entidades: Centro PINUS, ANEFA, INESC TEC, INEGI, FNAPF, Floponor, Florgenese, Madeca, Primeiro Fundo Floresta Atlântica e UNAC.
O workshop envolveu um dia completo, orientado para os participantes, com vista a desenvolver diferentes componentes dos seus projetos de inovação, nomeadamente a performance de equipa, o desenho da proposta de valor e a comunicação e disseminação. Numa ronda de apresentação de pitches, foram a concurso vários projetos de inovação em áreas como a fertilização e nutrição, eficiência, preservação, monitorização, regeneração, entre outras.
Os Ateliers de Inovação funcionam como workshops gratuitos que apoiam projetos de inovação de setores estratégicos nacionais, tais como agrícola, o agroalimentar e o florestal, com vista a colocar no mercado produtos e serviços de sucesso, numa associação à 4ª edição do Prémio Empreendedorismo e Inovação do Crédito Agrícola.
A investigadora mencionada na notícia tem vínculo ao INESC TEC.