Offside
Lado B

Fazer contas à moda antiga com Carlos Baquero.

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho do IPMA, pela voz de Antonina dos Santos.

Fora de Série

"O INESC TEC e, no meu caso, o VCMI têm sido ao longo destes anos, espaços para aprender e partilhar ideias no dia a dia dentro duma base bastante extensa de projetos." Kelwin Fernandes

Pensar Sério

"Vamos juntos para todo o lado! (...) Já conseguimos terminar a licenciatura, estamos a terminar o mestrado e até conseguimos estagiar no INESC TEC!" Tiago André Silva (CF)

Galeria do Insólito

Quem nos acompanha há anos, já conhece as histórias de nos trocarem o nome. Desde a carta vinda do Japão e endereçada ao INESC Morte, até nos perguntarem por telefone se falava do INESC Porco!

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Novos Colaboradores

Colaboradores que entraram no INESC TEC no mês de junho

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 
 

Posto de Transformação do futuro conta o INESC TEC como parceiro

O INESC TEC participa desde dezembro de 2016 e até novembro de 2019 no projeto NEXTSTEP (NEXT distribution SubsTation improvEd Platform), que tem como principal objetivo desenvolver uma solução inovadora e integrada para o Posto de Transformação (PT) do futuro.

O desenvolvimento do Posto de Transformação do futuro vai ter em conta uma série de domínios que o constituem, nomeadamente no que diz respeito ao layout mais eficiente e adaptado à integração de novos equipamentos; ao invólucro onde serão estudadas soluções eco-friendly e que procurarão um melhor comportamento e integração paisagística; ao equipamento do PT nomeadamente com o transformador de potência mais amigo do ambiente, de maior rendimento e menor nível de ruído; à integração de equipamentos inovadores para a regulação de tensão e para a integração de armazenamento de energia distribuído; à ventilação inteligente;  ao equipamento de medição e monitorização baseado em sensores wireless, mais compactos que poderão ser instalados no PT mas também na rede de baixa tensão.

A maior capacidade de monitorização e controlo permitirá ainda a implementação de funcionalidades inovadoras na rede de baixa tensão tal como self-healing, mapeamento automático da rede de baixa tensão e controlo automático da tensão

O projeto NEXTSTEP prevê também a demonstração em ambiente real do PT na rede de distribuição em baixa tensão.

O INESC TEC, como parceiro I&D deste projeto, vai participar na especificação da arquitetura funcional do sistema de monitorização e controlo do PT e no desenvolvimento da camada de inteligência do PT, na medida em que vai desenvolver algoritmos para apoiar a operação da rede de baixa tensão e monitorizar e controlar o posto de seccionamento e transformação.

O Laboratório de Redes Inteligentes e Veículos Elétricos do INESC TEC vai também desempenhar um papel importante na validação e pré-comissionamento dos algoritmos e sensores a instalar no demonstrador.

Os investigadores do Centro de Sistemas de Energia (CPES) que fazem parte da equipa do NEXTSTEP são: Clara Gouveia Moura, Jorge Pereira, Luís Seca, André Madureira, Hélder Costa e Eric Zanghi.

Este consórcio nacional é constituído, para além do INESC TEC, pela Efacec Energia, entidade líder, ENEIDA.IO, Instituto de Sistemas e Robótica-Universidade de Coimbra e ITeCons. A EDP Distribuição é também um parceiro estratégico e impulsionador do projeto, que participará na especificação da nova visão para o PT do futuro, assim como em todos os aspetos relacionados com as atividades de demonstração.

Apoiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, na vertente de co-promoção, o projeto NEXTSTEP envolve um investimento elegível de cerca de 2.7 milhões de euros e um incentivo FEDER de cerca de 1.6 milhões de euros.

Os investigadores do INESC TEC mencionados nesta notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UP-FEP.