INESC TEC arrecada 3 prémios no congresso da APDIO
O Centro de Engenharia e Gestão Industrial (CEGI) do INESC TEC viu três trabalhos distinguidos no XVIII Congresso da Associação Portuguesa de Investigação Operacional (APDIO), que teve lugar na Escola de Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo em Valença, de 28 a 30 de junho de 2017.
O Prémio Isabel Themido, destinado a galardoar o melhor artigo na área da Investigação Operacional publicado nos anos de 2015 e 2016, foi atribuído ao artigo “Robust mixed-integer linear programming models for the irregular strip packing problem”, que contou com a autoria de José Fernando Oliveira e Maria Antónia Carravilla, investigadores do CEGI (outros autores: Cherri, L. H., Mundim, L. R., Andretta, M., Toledo, F. M. B. (2016) European Journal of Operational Research, 253, 570–583. http://doi.org/10.1016/j.ejor.2016.03.009).
O Prémio APDIO/IO2017, destinado a galardoar trabalhos de doutoramento, foi atribuído ex-aequo a Maria Margarida da Silva Carvalho, antiga investigadora no CEGI, com a tese intitulada “Computation equilibria on integer programming games”, defendida com sucesso na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto em 2016, e a António Galrão Ramos, investigador no CEGI, com a tese intitulada: “Analysis of cargo stability in container transportation”, defendida com sucesso na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto em 2015.
Por último, o artigo “A decision support system for the operational production planning and scheduling of an integrated pulp and paper mill”, da autoria dos investigadores do CEGI Gonçalo Figueira, Pedro Amorim, Luís Guimarães, Mário Amorim Lopes, Fábio Neves Moreira e do Administrador Bernardo Almada Lobo (Computers & Chemical Engineering, 77, 85–104. http://doi.org/10.1016/j.compchemeng.2015.03.017) foi distinguido com uma menção honrosa do Prémio Augusto Queiróz Novais em “Process Systems Engineering”.
A APDIO é uma sociedade científica que congrega a comunidade portuguesa interessada em Investigação Operacional. Fundada em 1978, esta associação tem atualmente cerca de 250 membros e realiza regularmente várias atividades como conferências nacionais e internacionais e simpósios.
Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo às seguintes entidades parceiras: INESC TEC, U.Porto-FEUP e P.Porto-ISEP.
Créditos fotos: Cláudia Colmeiro (estudante da Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo)