Offside
Lado B

Fazer contas à moda antiga com Carlos Baquero.

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho do IPMA, pela voz de Antonina dos Santos.

Fora de Série

"O INESC TEC e, no meu caso, o VCMI têm sido ao longo destes anos, espaços para aprender e partilhar ideias no dia a dia dentro duma base bastante extensa de projetos." Kelwin Fernandes

Pensar Sério

"Vamos juntos para todo o lado! (...) Já conseguimos terminar a licenciatura, estamos a terminar o mestrado e até conseguimos estagiar no INESC TEC!" Tiago André Silva (CF)

Galeria do Insólito

Quem nos acompanha há anos, já conhece as histórias de nos trocarem o nome. Desde a carta vinda do Japão e endereçada ao INESC Morte, até nos perguntarem por telefone se falava do INESC Porco!

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Novos Colaboradores

Colaboradores que entraram no INESC TEC no mês de junho

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 
 

Projeto FASCOM apresenta nova forma de negócio para artigos de moda

O projeto FASCOM - Fashion-Cognizant-Manufacturing nasceu para responder às necessidades e preferências dos consumidores de artigos de moda. A ideia é criar um novo ciclo para a conceção, desenho, manufatura e venda de artigos de moda, com base na monitorização, extração e partilha de informação ao longo da cadeia de valor, sobre as tendências e preferências dos clientes nas lojas. Os objetivos finais são reduzir custos, aumentar as vendas e fabricar produtos que respondem melhor às preferências dos consumidores. Tudo isto foi apresentado e demonstrado no dia 26 de julho, em Felgueiras, num seminário aberto ao público em geral, com especial enfoque na indústria do calçado e retalho.

Este projeto teve início em outubro de 2015 e envolve um consórcio constituído pelo CTCP - Centro Tecnológico do Calçado de Portugal (coordenador), o INESC TEC, a empresa de calçado SOZÉ, e as empresas de base tecnológica CEI e INOVRETAIL.

fascom2  fascom3

No seminário, a apresentação dos novos materiais, conceitos de calçado customizado e modelos de negócio esteve a cargo da empresa SOZÉ e do CTCP, cabendo ao INESC TEC a divulgação da solução de recomendação georreferenciada para indústria da moda. A INOVRETAIL apresentou as ferramentas para envolvimento do consumidor e gestão das lojas, e o CEI demonstrou o sistema de corte com visão inteligente.

Neste projeto, o INESC TEC ficou responsável pelo desenvolvimento do sistema de recomendação, que calcula e fornece recomendações de artigos mediante a solicitação dos utilizadores no contexto das aplicações de compra/venda assistida e do expositor interativo; criação de um repositório de dados que permite partilhar e controlar o acesso à informação gerada entre os vários intervenientes; e pelo desenvolvimento de um sistema de integração com base na cloud que permite tirar proveito das diferentes tecnologias, protocolos e normas existentes, reduzindo substancialmente o custo da implementação e utilização da solução final.

A equipa do Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais (CESE) do INESC TEC envolvida no FASCOM conta com Rui Rebelo, Hugo Ferreira, Carlos Soares, Pedro Ribeiro e Tiago Cunha.

Este trabalho é financiado pelo FEDER através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização – COMPETE 2020 do Portugal 2020 através da Agência Nacional de Inovação (ANI) no âmbito do projeto «POCI-01-0247-FEDER-003506».

Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo às seguintes entidades parceiras: INESC TEC e UP-FEUP.