INESC TEC avança com projeto na área da energia elétrica com a Infraestruturas de Portugal
O INESC TEC foi a escolha da Infraestruturas de Portugal para assessorar a empresa na escolha das soluções técnicas que permitem ligar novas subestações de alimentação de tração de comboios à rede pública de transporte/distribuição de eletricidade.
Para além do trabalho de assessoria técnica, o INESC TEC vai também avaliar os custos de investimento para apoiar a Infraestruturas de Portugal na análise e discussão das soluções de alimentação em energia elétrica em alta tensão e muito alta tensão a várias subestações de tração que alimentarão a rede ferroviária nos corredores Internacional – Sul, Norte- Sul e linhas do Oeste, Douro e Algarve. Para estes corredores/linhas estão previstas respetivamente as subestações de alimentação do Alandroal, Vila Fria, Runa, Barqueiros e Olhão/Fuseta.
Este é o primeiro projeto entre a atual Infraestruturas de Portugal, que incorporou a RAVE (Rede Ferroviária de Alta Velocidade) e o INESC TEC. Esta oportunidade surgiu precisamente na sequência de um projeto de prestação de serviços que já tinha sido desenvolvido no passado com a RAVE.
É o Centro de Sistemas de Energia (CPES) quem está a desenvolver este projeto com a Infraestruturas de Portugal até 2018. A equipa do CPES é composta por: João Peças Lopes, Manuel Matos, João Tomé Saraiva, Carlos Moreira e Luís Seca.
Os investigadores do INESC TEC mencionados nesta notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UP-FEUP.