Offside
Lado B

Fazer contas à moda antiga com Carlos Baquero.

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho do IPMA, pela voz de Antonina dos Santos.

Fora de Série

"O INESC TEC e, no meu caso, o VCMI têm sido ao longo destes anos, espaços para aprender e partilhar ideias no dia a dia dentro duma base bastante extensa de projetos." Kelwin Fernandes

Pensar Sério

"Vamos juntos para todo o lado! (...) Já conseguimos terminar a licenciatura, estamos a terminar o mestrado e até conseguimos estagiar no INESC TEC!" Tiago André Silva (CF)

Galeria do Insólito

Quem nos acompanha há anos, já conhece as histórias de nos trocarem o nome. Desde a carta vinda do Japão e endereçada ao INESC Morte, até nos perguntarem por telefone se falava do INESC Porco!

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Novos Colaboradores

Colaboradores que entraram no INESC TEC no mês de junho

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 
 

Equipa de gestão do EIT ‘Raw Materials’ visita o INESC TEC

O INESC TEC recebeu, nos dias 10 e 11 de julho, a visita da equipa de gestão do EIT ‘Raw Materials’, uma parceria pan-europeia dedicada à área das matérias primas que conta com mais de 100 parceiros de topo de 22 países da União Europeia, representando indústria, investigação e academia.

Como já foi noticiado oportunamente no BIP,  o INESC TEC foi o primeiro centro de investigação português a fazer parte do consórcio ‘Raw Materials’ selecionado pelo Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT). Depois de criar os Centros de Excelência Distribuídos (CED) ou, em inglês, Knowledge Innovation Communities (KIC), nas áreas de alterações climáticas, energias renováveis e TIC, as ‘Raw Matters’ são a nova aposta do EIT.

Os projetos em destaque nesta visita foram o ¡VAMOS!, que pretende desenvolver um protótipo robótico para exploração subaquática, assim como o equipamento associado de lançamento e recolha que serão usados para levar a cabo testes sobre depósitos minerais em quatro locais diferentes na União Europeia, e o UNEXMIN, projeto para exploração robótica de minas inativas e parcialmente submersas, que vai construir os primeiros robôs do mundo capazes de operar no subsolo, de forma totalmente autónoma, sem controlo remoto.

eit 3  eit 4

De recordar que o EIT Raw Materials é a parceria mais forte alguma vez criada para o setor das matérias-primas, cujo objetivo é fortalecer a inovação através da introdução de novas soluções, produtos e serviços para uma exploração, extração, processamento, reciclagem e substituição sustentável das matérias-primas. Da parte do INESC TEC, durante a visita da equipa de gestão do EIT, foram apresentados os Centro de Robótica e Sistemas Autónomos, Telecomunicações e Multimédia, e de Fotónica Aplicada.

A visita teve também o objetivo de dar a conhecer a KIC dos ‘Raw Materials’ aos investigadores do INESC TEC e, ao mesmo tempo, apresentar as infraestruturas laboratoriais nas áreas da Robótica e da Fotónica. O balanço foi positivo de parte a parte, mas como refere Eduardo Silva, coordenador do Centro de Robótica e Sistemas Autónomos (CRAS), “o mais importante foi a possibilidade de, em conjunto, encontrarmos oportunidades de colaboração de parte a parte que maximizem as sinergias entre as diversas competências nesta área dos ‘Raw Materials’”.

O investigador com ligação ao INESC TEC referido nesta notícia tem vínculo à seguinte entidade parceira: P.Porto-ISEP.