Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da TroubleJoy Lda, pela voz de Pedro Neves

Fora de Série

"O INESC TEC é, sem qualquer dúvida, uma das melhores instituições de investigação em Portugal." Hélder Oliveira

A Vós a Razão

"O CSIG tem um conjunto de contratados e infraestruturas que permite encarar a possibilidade de acompanhar a evolução de protótipos para uma segunda fase de amadurecimento, no caminho para eventual transferência de tecnologia.", Gabriel David (USIG)

Asneira Livre

"(...)Deixei a escrita deste artigo (e também a compra do artefacto de São Valentim) para a última hora, dando por mim a pensar em ursos de peluche, no meu percurso académico/profissional, postais com corações...", Jorge Santos (USIG).

Galeria do Insólito

Seremos mesmo um Laboratório Associado ou fomos transformados em indústria e ninguém nos avisou?!

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

O síndroma do GAMA

Recolhe-se da Wikipedia que bibliomania é uma desordem obssessiva-compulsiva, que consiste numa recolha e colecionamento de livros a tal nível que pode causar um deterioramento das relações sociais entre a pessoa envolvida e as mais próximas.

Por analogia, poderemos construir o conceito de bibliometromania também como desordem da mesma ordem. Analogamente, será decerto entendível o conceito de avaliometria ou, se preferirem, desempenhometria.

Tudo remete para uma convicção simplista de que existe um meta-observador, de natureza superior, que decantará um ordenamento de mérito do que se pretende avaliar. Essa é uma convicção perigosa, a de que se podem suprimir julgamentos de valor e substituí-los por um algoritmo – a fé de que tudo se resume a indicadores quantitativos que podem ser multiplicados por parâmetros para produzir o resultado avaliativo.

Ah, sim, o problema está em conhecer os parâmetros… se fôssemos deuses, enfim, mas como não somos, martela-se daqui e dali a ver se do modelo sai o que se gostaria que saísse.

Esse resultado, justo e inquestionável, seria o determinável por uma divindade omnisciente que se dedicasse a esse trabalho. Ou seja: para as pessoas que nisso creem, Deus é o Grande e Absoluto Manga de Alpaca. Não precisa de inteligência, precisa de uma calculadora.

O síndroma GAMA atacou universidades, na avaliação de desempenho de docentes, e atacou a ciência, na avaliação de investigadores e unidades de investigação.

Aquilo que seria uma desordem, um comportamento desviante relativamente à experiência humana e ao bom senso, tem-se transformado numa espécie de norma – então, desviantes são os outros. O fascismo desempenhométrico impõe-se como pensamento único.

Ninguém se opõe às medidas e quantificações. O que não queremos, é a trama do GAMA. O que não imaginamos, é avaliar a beleza de um cidadão apenas por lhe medirmos a temperatura.

Créditos foto: Flickr