Atividades no INESC TEC para alunos que querem ser engenheiros
O INESC TEC participou em mais uma edição da Semana Profissão: Engenheiro (SPE), uma iniciativa anual, promovida pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), que se realizou nos dias 19, 20 e 21 de março.
“Como ensinar os computadores a ver” (CTM - Centro de Telecomunicações e Multimédia), com Sílvia Bessa e Sara Oliveira, “Eficiência energética e veículos elétricos” (CPES - Centro de Sistemas de Energia), com Luís Seca, e “O potencial da internet das coisas no contexto da indústria” (CESE - Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais), com Rui Dias, foram as três apresentações da responsabilidade do INESC TEC e que tiveram lugar no edifício sede.
“Como ensinar os computadores a ver?” mostrou aos alunos de que forma é que é necessário “ensinar” um computador a “olhar” para imagens, uma vez que não dispõem das mesmas ferramentas que os humanos para ver e compreender. Em “Eficiência energética e veículos elétricos”, foi possível perceber melhor como a energia é usada nas casas, e também como poder controlar os diversos equipamentos de forma simples, otimizada e até automática. “O potencial da internet das coisas no contexto da indústria” foi a atividade que mostrou que, na rede industrial global, qualquer máquina ou equipamento está conectado ao mundo virtual, havendo troca de informação de modo bilateral entre máquinas, produtos e pessoas.
A SPE 2018 tem como principal objetivo esclarecer dúvidas que alunos do ensino secundário possam ter sobre as diferentes áreas e saídas profissionais no âmbito dos vários cursos de Engenharia. Para tal são organizados percursos de conhecimento e de informação, visitas guiadas e sessões expositivas. Trata-se de uma oportunidade única para ficar a conhecer melhor o que é ser Engenheiro e quais os diversos caminhos que a profissão pode seguir.
Os principais desafios desta profissão foram traduzidos em cinco painéis, nos quais são distribuídas as diferentes atividades da SPE: «Salvo o Planeta», «Desenho o Novo Homem», «Crio a Sociedade do Futuro», «Torno as Empresas Mais Competitivas» e «Construo um Mundo Novo». Considerando que a resposta a estes desafios não se reduz a uma apenas área da Engenharia, mas envolve sim um trabalho multidisciplinar. Ao escolher uma das cinco iniciativas, o aluno teve a possibilidade de participar em atividades de várias áreas da engenharia, relacionadas com essa temática, esclarecendo eventuais dúvidas e ajudando na definição de qual o curso de engenharia que eventualmente pretendem seguir.
O evento contou com mais de 60 atividades, promovidas por vários espaços da FEUP e dos seus associados. Destinadas a estudantes e professores dos 10º, 11º e 12º anos de escolaridade, mas também a psicólogos e a encarregados de educação, a SPE dedicou ainda espaços no programa para destacar especialmente algumas áreas das licenciaturas em Engenharia, nomeadamente Informática, Eletrotécnica, Civil, Química, Mecânica e Metalúrgica.
A SPE 2018 contou com cerca de 1800 inscritos.
Os investigadores mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC.