Offside
Lado B

No mundo das bonecas.

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da MOG Technologies, pela voz de Alexandre Ulisses.

Fora de Série

"É um trabalho muito gratificante porque, para além de conseguir ensinar, aprendo também muito...", João Paulo (HASLab)

Pensar Sério

"Sempre gostei de viajar de comboio e normalmente as minhas viagens que começam num comboio acabam bem.", Filipe Penicheiro (CSIG)

Galeria do Insólito

Para a área de Cosméticos temos o INESC TEC - Instituto de Embelezamento, Saúde e Cosmética, Tonificação, Epilação e Cavitação

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Novos Colaboradores

No mês de fevereiro entraram 26 novos colaboradores no INESC TEC.

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 
 

Atividades no INESC TEC para alunos que querem ser engenheiros

O INESC TEC participou em mais uma edição da Semana Profissão: Engenheiro (SPE), uma iniciativa anual, promovida pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), que se realizou nos dias 19, 20 e 21 de março.

“Como ensinar os computadores a ver” (CTM - Centro de Telecomunicações e Multimédia), com Sílvia Bessa e Sara Oliveira, “Eficiência energética e veículos elétricos” (CPES - Centro de Sistemas de Energia), com Luís Seca, e “O potencial da internet das coisas no contexto da indústria” (CESE - Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais), com Rui Dias, foram as três apresentações da responsabilidade do INESC TEC e que tiveram lugar no edifício sede.

SPE SPE2

“Como ensinar os computadores a ver?” mostrou aos alunos de que forma é que é necessário “ensinar” um computador a “olhar” para imagens, uma vez que não dispõem das mesmas ferramentas que os humanos para ver e compreender. Em “Eficiência energética e veículos elétricos”, foi possível perceber melhor como a energia é usada nas casas, e também como poder controlar os diversos equipamentos de forma simples, otimizada e até automática. “O potencial da internet das coisas no contexto da indústria” foi a atividade que mostrou que, na rede industrial global, qualquer máquina ou equipamento está conectado ao mundo virtual, havendo troca de informação de modo bilateral entre máquinas, produtos e pessoas.

SPE3 SPE4

A SPE 2018 tem como principal objetivo esclarecer dúvidas que alunos do ensino secundário possam ter sobre as diferentes áreas e saídas profissionais no âmbito dos vários cursos de Engenharia. Para tal são organizados percursos de conhecimento e de informação, visitas guiadas e sessões expositivas. Trata-se de uma oportunidade única para ficar a conhecer melhor o que é ser Engenheiro e quais os diversos caminhos que a profissão pode seguir.

Os principais desafios desta profissão foram traduzidos em cinco painéis, nos quais são distribuídas as diferentes atividades da SPE: «Salvo o Planeta», «Desenho o Novo Homem», «Crio a Sociedade do Futuro», «Torno as Empresas Mais Competitivas» e «Construo um Mundo Novo». Considerando que a resposta a estes desafios não se reduz a uma apenas área da Engenharia, mas envolve sim um trabalho multidisciplinar. Ao escolher uma das cinco iniciativas, o aluno teve a possibilidade de participar em atividades de várias áreas da engenharia, relacionadas com essa temática, esclarecendo eventuais dúvidas e ajudando na definição de qual o curso de engenharia que eventualmente pretendem seguir.

SPE5 SPE6

O evento contou com mais de 60 atividades, promovidas por vários espaços da FEUP e dos seus associados. Destinadas a estudantes e professores dos 10º, 11º e 12º anos de escolaridade, mas também a psicólogos e a encarregados de educação, a SPE dedicou ainda espaços no programa para destacar especialmente algumas áreas das licenciaturas em Engenharia, nomeadamente Informática, Eletrotécnica, Civil, Química, Mecânica e Metalúrgica.

A SPE 2018 contou com cerca de 1800 inscritos.

 

Os investigadores mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC.