Programa Interface: INESC TEC reconhecido como Centro de Interface Tecnológico
No âmbito da comemoração de um ano do Programa Interface, numa cerimónia que decorreu no Instituto de Soldadura e Qualidade, no Taguspark em Oeiras, no dia 23 de fevereiro, com a presença do Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, foi anunciado o lançamento de um financiamento de base plurianual para os Centros de Interface Tecnológico (CIT).
O INESC TEC foi reconhecido como Centro de Interface Tecnológico, um reconhecimento promovido pelo Ministério da Economia, no âmbito do Programa Interface. Os Centros de Interface têm como objetivo promover a aproximação entre a ciência, a tecnologia e a economia, garantindo o apoio às empresas na disseminação e transferência de tecnologia, e promovendo o desenvolvimento, a qualificação e a internacionalização destes Centros. Para tal, os Centros de Interface reconhecidos vão ter acesso a um fundo de 12 milhões de euros para financiamento base plurianual.
O financiamento de base plurianual aos CIT é um instrumento novo, com origem no Fundo de Inovação, Transferência de Tecnologia e Economia Circular, que visa capacitar os Centros de Interface para melhor apoiar a competitividade do território e da economia nacional em sentido lato. O programa não financia projetos, mas sim um plano de atividades a três anos, com vista ao aumento da capacidade de atuação dos Centros Interface no desenvolvimento, valorização e transferência de novas Tecnologias.
Um ano após o início do Programa, o Governo já reconheceu 28 Centros Interface, que representam, atualmente, cerca de 17 mil clientes e um volume de 128 milhões de euros em serviços prestados às empresas.