Offside
Lado B

No mundo das bonecas.

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da MOG Technologies, pela voz de Alexandre Ulisses.

Fora de Série

"É um trabalho muito gratificante porque, para além de conseguir ensinar, aprendo também muito...", João Paulo (HASLab)

Pensar Sério

"Sempre gostei de viajar de comboio e normalmente as minhas viagens que começam num comboio acabam bem.", Filipe Penicheiro (CSIG)

Galeria do Insólito

Para a área de Cosméticos temos o INESC TEC - Instituto de Embelezamento, Saúde e Cosmética, Tonificação, Epilação e Cavitação

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Novos Colaboradores

No mês de fevereiro entraram 26 novos colaboradores no INESC TEC.

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 
 

Dois investigadores do INESC TEC nomeados no Cor Baayen Young Researcher Award do ERCIM

João Tiago Paulo e Hadi Tork, colaboradores do INESC TEC, no Laboratório de Software Confiável (HASLab) e no Laboratório de Inteligência Artificial e Apoio à Decisão (LIAAD), respetivamente, foram dois dos 15 finalistas no ERCIM 2017 Cor Baayen Young Researcher Award.

O prémio Cor Baayen Young Researcher é entregue anualmente a um investigador nomeado, com base em trabalho promissor desenvolvido nas áreas de informática e de matemática. O galardão, no valor de 5 mil euros, foi criado em 1995 em honra ao primeiro presidente do ERCIM, Cor Baayen. As propostas para nomeação são feitas por elementos pertencentes a instituições-membro do ERCIM, no caso, o INESC TEC. O vencedor de 2017 foi Tim Baarslag, do CWI, Holanda.

O trabalho de Doutoramento em Informática (MAP-i) de João Paulo explorou novas técnicas de eliminação de dados redundantes, habitualmente conhecidas como técnicas de deduplicação, em sistemas distribuídos de armazenamento. Deste trabalho resultou um novo sistema de deduplicação que permite reduzir os custos de hardware e gestão dos atuais serviços de armazenamento, por exemplo, Dropbox e Google Drive, sem comprometer o seu desempenho, bem como novas ferramentas de avaliação experimental adaptadas a sistemas de deduplicação. A tese foi orientada por José Orlando Pereira.

A tese de Hadi Tork, também no âmbito do MAP-i, estuda o problema de deteção de eventos em dados multidimensionais. Apresenta contribuições relevantes na utilização de fatorização de tensores para a deteção de eventos em dados espácio-temporais. Os métodos de fatorização foram também utilizados para a deteção de anomalias em fluxos de dados multidimensionais. A tese foi orientada por João Gama, do LIAAD.

O ERCIM - European Research Consortium for Informatics and Mathematics – tem como objetivo, ao nível europeu, promover o trabalho colaborativo na comunidade de investigadores e aumentar a cooperação com a indústria.

 

Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC.