Offside
Lado B

No mundo das bonecas.

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da MOG Technologies, pela voz de Alexandre Ulisses.

Fora de Série

"É um trabalho muito gratificante porque, para além de conseguir ensinar, aprendo também muito...", João Paulo (HASLab)

Pensar Sério

"Sempre gostei de viajar de comboio e normalmente as minhas viagens que começam num comboio acabam bem.", Filipe Penicheiro (CSIG)

Galeria do Insólito

Para a área de Cosméticos temos o INESC TEC - Instituto de Embelezamento, Saúde e Cosmética, Tonificação, Epilação e Cavitação

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Novos Colaboradores

No mês de fevereiro entraram 26 novos colaboradores no INESC TEC.

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 
 

Novo projeto para gerir recursos em ambiente indoor

Criar modelos para gestão interna de bens, equipamentos e processos das organizações. É este o objetivo principal do projeto WHERE.IS, desenvolvido pelo Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM) do INESC TEC.

No contexto de organizações cada vez mais dispersas e complexas na gestão dos seus ativos móveis, cresce a necessidade de dispor de soluções de gestão de informação que contribuam para a otimização de recursos e redução de desperdícios e/ou ineficiências de processo, particularmente através do conhecimento da localização dos ativos.

Por sua vez, no âmbito da massificação em curso da Internet das Coisas (IoT), onde o paradigma assenta na comunicação com "as coisas", obtendo informação ou atuando sobre elas, o objetivo do projeto WHERE.IS é desenvolver tecnologia de comunicações e localização adequada a ambientes indoor, tendo como base tecnologia IoT.

Os principais desafios passam pelo número e variedade dos objetos (i.e., "as coisas"); consumo e autonomia dos dispositivos de localização; e complexidade, área e dinamismo do ambiente indoor.

A nova tecnologia contribuirá para o desenvolvimento de novos paradigmas sobre os modelos dominantes de gestão de bens, equipamentos e processos de organizações de natureza variada, incluindo indústria, espaços culturais e unidades de saúde.

Além da empresa Wavecom e do INESC TEC, o Hospital de Braga e a Casa da Música são parceiros do projeto na qualidade de utilizadores finais. Os dois vão acompanhar o desenrolar do projeto, fornecendo os requisitos específicos que a solução deve cumprir no âmbito dos dois cenários de aplicação que representam, de forma a alinhar os desenvolvimentos tecnológicos do projeto com as necessidades do mercado.

Este projeto é financiado pelo Portugal 2020 e tem a duração de 24 meses. Os investigadores envolvidos são Luís Pessoa, Henrique Salgado, Cândido Duarte, Rui Campos, Manuel Ricardo e Mário Lopes.

 

Os investigadores mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UP-FEUP.