INESC TEC encerra ano com ‘volta ao mundo’ em sabores
O INESC TEC voltou a festejar o encerramento do ano, no dia 14 de dezembro de 2012, com um Lanche Multicultural. Foram diversas as nacionalidades que se fizeram representar nesta festa e nem o mau tempo afastou as centenas de Inesctecquianos que quiseram partilhar com os colegas um evento sempre apreciado por todos.
Antes do ‘ataque’ às iguarias, era tempo de premiar os 14 colaboradores Fora de Série* que se destacaram durante o ano de 2012, e ainda os vencedores do Concurso de Fotografia “Férias 2012”, que foram Ana Paula Silva (voto popular) da Unidade de Sistemas de Informação e de Computação Gráfica (USIG) e Anisa Allahdadidastjerdi (voto júri de avaliação) da Unidade de Telecomunicações e Multimédia (UTM).
Esta festa ficou ainda marcada pelo discurso de José Manuel Mendonça, presidente do INESC Porto, que fez um balanço do ano que agora termina e abordou os desafios do ano que se aproximam dada a atual conjuntura económica. De acordo com o presidente do INESC Porto, o ano de 2012 ficou também marcado pela positiva com a inauguração do novo edifício e do Laboratório de Micro-redes e Veículos Elétricos, pioneiro no país. Houve ainda tempo de recordar o Nuno Salta, que prematuramente nos deixou no passado mês de julho.
Terminados os discursos iniciais, era altura de ‘atacar’ a mesa, que estava repleta de petiscos preparados por diversos ‘cozinheiros’ portugueses e internacionais. O objetivo do Lanche Multicultural é celebrar o fim de mais um ano de trabalho, juntando os colaboradores do INESC TEC e satisfazendo os paladares mais curiosos com iguarias de várias nacionalidades. Assim, não faltaram delícias dos mais diversos países do mundo: Irão, Brasil, França, Austrália, Reino Unido, Índia, Paquistão, Turquia, Egito, Congo, Malásia, Roménia, República Checa, Cabo Verde e, é claro, Portugal.
E diversidade foi o que não faltou. Dos tão brasileiros ‘Pé de Moleque’, Macacheira frita e bolo de fubá, foi possível dar um saltinho até à França com o ‘Cannelés bordelais’, à Roménia com Sărățele e tarte de abóbora, ao Egito com ‘Bakhlava’ , ou mesmo à Turquia com ‘Lentil kofte’. E marcaram ainda presença os portugueses enchidos e queijos típicos dos Açores, o Bolo de Mel da Madeira, os pastéis de bacalhau, o pão-de-ló de Ovar, o leite-creme ou as rabanadas poveiras, e finalmente o nosso Bolo-rei, tudo sempre acompanhado de um espumante bem fresquinho.
A adesão excedeu novamente todas as expectativas e nem a tempestade que se fazia sentir lá fora demoveu os colaboradores que vieram de longe para se juntarem à festa. Afinal, o Lanche Multicultural só acontece uma vez por ano. E porque o auditório cada vez se torna mais pequeno para tantas bocas, este ano as mesas estenderam-se até ao hall de entrada.
Mais uma vez, todos juntos partilhámos uma tarde verdadeiramente especial, numa festa pretendia promover a interação entre todos os membros desta grande família. Para todos os Inesctecquianos, os nossos votos de Festas Felizes e, aos que partilharam com os colegas as receitas dos seus países, aqui fica um sincero agradecimento: obrigado, thank you, merci, شكرا, Terima kasih, با تشکر از شما, mulțumesc, děkuji, teşekkür ederim!
Os apanhados da praxe
Quando acabam os discursos? Quero comer! |
Só foi pena a fraca adesão... |
A isto chamamos "marketing ativo"! |
Pois, não como isto nem que me paguem! |
Ui, saiu-me a fava! |
Estou sóbrio, prometo! |
E agora, como engulo isto? |
Esta paparazzi não me larga! |
* Lista Fora de Série 2012
Janeiro – Cláudia Ferreirinha (UOSE)
Fevereiro – Hélder Fontes e Tânia Calçada (UTM)
Março – Carlos Moreira (USE)
Abril – Margarida Gonçalves (DIL)
Maio – André Rodrigues e Leonel Dias (USIG)
Junho – Grasiela Almeida (UESP, UITT, Gabinete Brasil)
Julho – Manuel Barbosa e José Orlando Pereira (Haslab)
Setembro – Vítor Santos Costa (CRACS)
Outubro – Gustavo Carneiro (UTM)
Novembro – José Carlos Alves (ROBIS)
Dezembro – Clara Gouveia (USE)