Cadê Você?
O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas. Muitas vezes, essas pessoas vão ocupar lugares de destaque nas melhores empresas nacionais e internacionais ou optam por formar spin-offs. Como a melhor forma de transferir tecnologia é transferir pessoas, nesta secção a voz é dada aos colaboradores que se formaram no INESC TEC e agora brilham noutras empresas e instituições.
Nuno Trindade, Bosch – Building Technologies BV, Project Manager – Business Unit
- Ano em que entrou e saiu do INESC TEC: 2009-2010
- Centro do INESC TEC com que colaborou: CESE - Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais
- Títulos dos projetos em que participou: (projetos de Consultoria CESE) SC Inov; WFS Lean; LÚCIOS XXI
Testemunho relativo a sua experiência desde a sua saída do INESC TEC
Desde a saída do INESC TEC que sou colaborador do grupo Bosch, na divisão de Building Technologies, anteriormente designada por Security Systems. A mudança do nome desta divisão da Bosch ilustra a missão e visão da empresa que, mais do que desenvolver produtos e sistemas de segurança como câmaras de vigilância, sistemas de evacuação ou deteção de incêndios, se propõe a desenvolver soluções mais completas e inteligentes para edifícios, normalmente de larga escala (como aeroportos, estradas, estações de transportes públicos) e críticos a nível de segurança (como prisões, refinarias, ambientes potencialmente explosivos).
Ingressei no grupo Bosch imediatamente após ter completado um ano no grupo de consultoria do CESE (antiga UESP), na altura para o departamento de melhoria continua da Bosch na divisão de Security Systems, em Ovar. Passados 5 anos e depois de ter passado por mais departamentos dentro da empresa, tive a oportunidade de fazer um assignment internacional na Holanda, na sede da business unit de video systems onde comecei por desempenhar o cargo de representante de manufatura nas equipas de desenvolvimento de novos produtos de video e sistemas de vigilância. Atualmente sou responsável pela gestão de projetos da business unit security, desenvolvendo projetos para key customers.
Tal como o INESC TEC, a cultura da BOSCH é fortemente orientada à investigação e desenvolvimento. Tal como no INESC TEC, a divisão de Building Technologies tem como fator diferencial todo o seu knowhow em tecnologia, onde a eletrónica e o desenvolvimento de software se encontram claramente vincados, dada a natureza de todos os seus produtos e serviços. Tal como o INESC TEC, a Bosch Building Technologies tenta agarrar os desafios das cidades inteligentes e da I4.0.
Na sua opinião como é que a sua experiência no INESC TEC ajudou no novo papel?
A experiência no INESC TEC ajudou-me, acima de tudo, a pensar em problemas concretos e bem definidos. Isto tem-me ajudado imenso na minha vida profissional, principalmente a decidir melhor onde e como investir a minha energia.
Na sua opinião, o INESC TEC mudou em quais aspectos desde a sua saída?
Julgo que o INESC TEC ocupa uma posição chave na articulação de três grandes pilares da economia: Ensino, Tecnologia (aplicação ou desenvolvimento) e Indústria. O INESC TEC tem vindo a solidificar o processo de integração das várias instituições envolvidas neste triângulo.