Offside
Lado B

Voltamos ao desporto!

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da MTEX Solutions, pela voz de Patrício Teixeira.

Fora de Série

"... este reconhecimento cabe também aos diferentes colegas que comigo trabalharam." David Rua (CPES)

Pensar Sério

"... a evolução tecnológica fez com que muito do trabalho desenvolvido pelos INESC TECianos nos leve a passar horas a fio sentados.", Catarina Carvalho (C-BER)

Galeria do Insólito

Sejam compreensivos, é para vosso bem. Na verdade, só queremos que tenham tempo para estar com a família e amigos, para fazer exercício, para aproveitar o pôr do sol maravilhoso dos primeiros dias de outono.

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Novos Colaboradores

Nos meses de julho e agosto entraram 19 novos colaboradores no INESC TEC.

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

 
 

INESC TEC organizou formação avançada em ferramentas analíticas para sistemas de energia

O Centro de Sistemas de Energia (CPES) do INESC TEC organizou, no âmbito do consórcio EES-UETP (Eletric Energy Systems – University Enterprise Training Program), o curso de formação avançada “Advanced Data Analytics for Energy Systems” que teve lugar nos dias 3, 4 e 5 de setembro no edifício sede do INESC TEC.

Tendo como objetivo proporcionar formação avançada no domínio da extração de conhecimento de dados, otimização e apoio à decisão e inteligência artificial, o curso contou com a participação de vários formadores internacionais, bem como elementos do CPES, da EDP Inovação e REN.

Foram abordados diversos aspetos teóricos e práticos, nomeadamente processamento e extração de conhecimento de dados em tempo real, modelos estatísticos para previsão probabilística de séries temporais, otimização e apoio à decisão a partir de dados. Por fim, também foram abordados os desafios da indústria (operador da rede de transporte, utilities, empresas de serviços energéticos), tais como a gestão de ativos, operação de redes de distribuição, participação no mercado de eletricidade e o envolvimento de consumidores na gestão ativa do consumo.

A formação contou com 28 participantes de 16 países, sendo relevante destacar a presença de dois elementos da RTE (França), um elemento da DIgSILENT (Alemanha), um elemento da EDF (França), um elemento da Ormazabal Corporate Technology (Espanha) e outro do CESI SpA (Itália). A indústria nacional do setor elétrico esteve representada pela EDP Produção e EDP Inovação. Os restantes participantes pertenciam a várias universidades europeias e à Universidade de Queensland (Austrália).

A organização desta formação esteve a cargo de Ricardo Bessa e Paula Castro, ambos do Centro de Sistemas de Energia (CPES).

 

O investigador do INESC TEC mencionado na notícia tem vínculo ao INESC TEC.