Projeto pretende reduzir interrupções nas redes de distribuição elétricas
No âmbito do trabalho desenvolvido pelo INESC P&D Brasil, arrancou em abril de 2018 o projeto “Novos Elementos de Automação de Rede, com Funções Avançadas de Inteligência Distribuída”.
O projeto tem três objetivos principais: desenvolvimento de um equipamento com capacidades adequadas para receber funções de proteção e controlo no âmbito das redes inteligentes; criação de um laboratório de prototipação para avanços em equipamentos em sistemas inteligentes de distribuição; e implementação dos algoritmos e softwares inteligentes a embarcar nos produtos desenvolvidos.
Os softwares inteligentes e o equipamento, juntos, deverão resolver problemas hoje presentes nas redes de distribuição, especificamente na redução dos tempos de indisponibilidade (interrupções de fornecimento).
O projeto “Novos Elementos de Automação de Rede, com Funções Avançadas de Inteligência Distribuída”, que tem duração de 18 meses, é financiado pela EDP Brasil no ambiente regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica do Brasil (ANEEL). A execução e gestão da pesquisa são realizadas pela STPTec e pelo INESC P&D Brasil.