Offside
Lado B

Voltamos ao desporto!

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da MTEX Solutions, pela voz de Patrício Teixeira.

Fora de Série

"... este reconhecimento cabe também aos diferentes colegas que comigo trabalharam." David Rua (CPES)

Pensar Sério

"... a evolução tecnológica fez com que muito do trabalho desenvolvido pelos INESC TECianos nos leve a passar horas a fio sentados.", Catarina Carvalho (C-BER)

Galeria do Insólito

Sejam compreensivos, é para vosso bem. Na verdade, só queremos que tenham tempo para estar com a família e amigos, para fazer exercício, para aproveitar o pôr do sol maravilhoso dos primeiros dias de outono.

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Novos Colaboradores

Nos meses de julho e agosto entraram 19 novos colaboradores no INESC TEC.

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

 
 

Sem sombra vã e medo ou pejo

A notícia está aí: mais um passo para concretização, em Santa Maria, de um centro com possibilidade de lançamento de pequenos satélites.

A ideia é lúcida: porque na equação pesa, certamente, uma possibilidade de sustentação financeira, pelo menos em custos de operação, com o negócio do lançamento espacial.

Isto significa termos Portugal a entrar no clube dos lançadores, o que não é coisa pouca. E dá gosto assistir, para variar, ao desenvolvimento de uma ideia “grande”. Não há fadiga que sobre, em Portugal, no cultivar de ideias de parva estatura, sempre com o argumento da prudência, do não dar passo maior que a perna, do começar por algo pequenino e nunca ter a audácia de afirmar uma ideia transcendente.

Camões apresentou, na sua filigrana literária, esta questão. Não esqueceu de engrandecer os futuros feitos que virão fazer barões de fortes peitos.

Obviamente, o vate não espreitava o futuro com olho clínico, nem se referia à dimensão da caixa torácica. Falava era de coragem, de audácia, do rasgo sem sombra vã de medo ou pejo.

O INESC TEC não tem um forte envolvimento no aeroespacial, nem a Universidade do Porto cultivou essa tradição, até recentemente – pese embora o potencial de capacidades que pode ser colocado à disposição desse projeto.

Mas, como começa a ser conhecido, o INESC TEC está, sim, fortemente envolvido na exploração de outra fronteira, a do mar profundo. E os dois abismos negros, espaço e oceano, tocam-se nos Açores.

O potencial para transformar esse virtuoso pedaço açoriano de alma nacional, vestígio emerso da nova Lusa Atlântida, num dos mais influentes locais do mundo para a compreensão dos mistérios do universo, é, na expressão anglo-saxónica, mind blowing. Alucinante.

Mas, para isso, é preciso ter mente: sem medo ou pejo, disponível para o sonho e a imaginação.