Offside
Lado B

Voltamos ao desporto!

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da MTEX Solutions, pela voz de Patrício Teixeira.

Fora de Série

"... este reconhecimento cabe também aos diferentes colegas que comigo trabalharam." David Rua (CPES)

Pensar Sério

"... a evolução tecnológica fez com que muito do trabalho desenvolvido pelos INESC TECianos nos leve a passar horas a fio sentados.", Catarina Carvalho (C-BER)

Galeria do Insólito

Sejam compreensivos, é para vosso bem. Na verdade, só queremos que tenham tempo para estar com a família e amigos, para fazer exercício, para aproveitar o pôr do sol maravilhoso dos primeiros dias de outono.

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Novos Colaboradores

Nos meses de julho e agosto entraram 19 novos colaboradores no INESC TEC.

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

 
 

Equipa do INESC TEC recebe distinção na Conferência Nacional de Física

O trabalho de Diana Guimarães e Miguel Ferreira, investigadores do Centro de Fotónica Aplicada (CAP) do INESC TEC, foi distinguido pela Sociedade Portuguesa da Física na 21º Conferência Nacional de Física (Física2018), que se realizou entre 29 de agosto e 1 de setembro de 2018, na Universidade da Beira Interior, Covilhã.

A distinção foi atribuída ao trabalho apresentado em poster, intitulado “Comparação de um aparelho portátil de XRF com um protótipo de LIBS para medição de Fe em amostras litiníferas” (autores: D. Guimarães, M. Ferreira, R. Martins, P. Jorge e A. Lima).

Este trabalho foi desenvolvido pelos investigadores no âmbito de uma nova área de investigação do CAP, a espectrometria LIBS (Laser Induced Breakdown Spectroscopy), iniciada no projeto VAMOS em colaboração com o Centro de Robótica e Sistemas Autónomos (CRAS). Esta técnica permite identificar e quantificar elementos em materiais de uma forma micro-invasiva. O foco deste trabalho enquadra-se na atual necessidade de avaliar os recursos naturais de minerais, nomeadamente de Lítio, um recurso estratégico para a mobilidade elétrica.

A realização deste trabalho contou também com a colaboração do Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

Atualmente, a equipa de investigadores trabalha no âmbito do projeto "Coral-Sustainable Ocean Exploitation: Tools and Sensors”; FlapSys, MetBots e VAMOS.

Foto: Equipa de investigadores do CAP que participaram no trabalho de investigação (da esquerda para a direita: Miguel Ferreira, Diana Guimarães, Pedro Jorge, Rui Martins)

 

Os investigadores mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC.