Offside
Lado B

Ora bolas, Bruno Matias!

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Loyal Advisory Company, pela voz de Pedro Pires.

Fora de Série

"Nunca é demais lembrar que o êxito que pauta a atividade do INESC TEC a muito se deve (senão na totalidade) aos recursos humanos que dele fazem parte." Catarina Carvalho (SCOM)

Pensar Sério

«No SAL, transformamos a Ciência em avanços tecnológicos protegidos.», Daniel Vasconcelos (SAL)

Galeria do Insólito

As visitas que decorrem no auditório A do INESC TEC são frequentemente perturbadas pelas pessoas...

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Novos Colaboradores

No mês de novembro entraram 26 novos colaboradores no INESC TEC.

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

 

Comitiva Nigeriana visita INESC TEC

O Ministro da Ciência e Tecnologia da Nigéria, Ogbonnaya Onu, veio ao INESC TEC a 4 de dezembro, acompanhado da Embaixadora e de 32 cientistas e individualidades ligados a instituições de investigação e organismos governamentais do seu país. Esta comitiva foi acompanhada pelo Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), João Sobrinho Teixeira, e pela Assessora do MCTES, Susana Catita.

Um workshop sobre o INESC TEC – Energia, Saúde, Mar e Agro-Alimentar, Inovação e Empreendedorismo proporcionou à delegação nigeriana a oportunidade de interagir com a comunidade científica portuguesa no seu ambiente de investigação e trabalho, estimulando o desenvolvimento de potenciais projetos colaborativos.  

Depois das boas vindas à comitiva por Luís Seca, Administrador do INESC TEC, a apresentação da instituição esteve a cargo de Vladimiro Miranda, Diretor Associado, numa sessão na qual foram abordadas as iniciativas TEC4 nas áreas referidas, bem como atividades de destaque no que respeita a desenvolvimentos tecnológicos e pré-incubação de empresas. “O diálogo estabelecido foi muito interessante e versou também sobre o modelo de sucesso do INESC TEC na gestão de ciência e de transferência de tecnologia”, afirmou Vladimiro Miranda.

Foram também apresentados aos visitantes os seis nigerianos que são atualmente investigadores no INESC TEC, num momento que, de acordo com a Administração, foi um dos mais bem conseguidos do evento em que o elevado nível e bom acolhimento dados pela instituição ficaram patentes.

A comitiva seguiu depois para o Laboratório do Centro de Robótica e Sistemas Autónomos (CRAS), onde Eduardo Silva, coordenador do Centro, apresentou as mais recentes soluções robóticas para operação em ambientes complexos, onde se incluem múltiplas operações como a intervenção, a vigilância, o mapeamento, a inspeção e a recolha de dados.

Na opinião dos membros do INESC TEC presentes, a reação geral dos visitantes foi muito positiva, havendo várias declarações de interesse num aprofundamento futuro do relacionamento entre o INESC TEC, o governo, empresas e instituições de ciência da Nigéria.

Esta iniciativa acontece na sequência do Protocolo de Cooperação assinado em Abuja, a 22 de novembro de 2017, entre o MCTES de Portugal e o Ministério da Ciência e Tecnologia da Nigéria, e contempla a realização de visitas anuais a diversas instituições de investigação e encontros entre investigadores nigerianos e portugueses, alternadamente num país e no outro.

Além do INESC TEC, esta comitiva da Nigéria visitou outros laboratórios ao longo dos três dias, nomeadamente o CENIMAT - Centro de Investigação de Materiais, da Universidade de Lisboa; o CETEMARES – Centro de I&D e o CDRSP - Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentável do Produto, do Instituto Politécnico de Leiria; o CIMO - Centro de Investigação de Montanha, do Instituto Politécnico de Bragança; e o CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto.

 

Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC, à UP-FEUP e ao P.Porto-ISEP.