Projeto exploratório com OutSystems chega ao fim
O projeto “Outsystems Learnability Model”, iniciado em maio de 2018 pelo Laboratório de Software Confiável (HASLab) do INESC TEC, e com a duração de seis meses, teve como objetivo definir uma estratégia de análise da experiência de utilização da plataforma da OutSystems, tendo em vista suportar a sua melhoria.
Em concreto, o HASLab explorou técnicas e modelos para a identificação de conceitos necessários à utilização da plataforma de programação ‘low-code’ da OutSystems, com vista a avaliar a viabilidade de desenvolver esta linha de trabalho no futuro. Por exemplo, diminuindo a curva de aprendizagem da plataforma, ou tornando possível adaptá-la a diferentes perfis de utilizador.
O projeto resultou de uma parceria entre a OutSystems e o INESC TEC, através do HASLab, contando também com a participação do Centro de Computação Gráfica.
O INESC TEC foi representado por colaboradores do HASLab, nomeadamente José Creissac Campos e António Nestor Ribeiro, investigadores séniores, e Rui Couto, investigador pós-doutorado.
Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo à UMinho.