Investigador do MASSIVE na Comissão Executiva da Eurographics
Miguel Melo, investigador do Centro de Sistemas de Informação e de Computação Gráfica (CSIG), foi convidado a integrar a Comissão Executiva da Eurographics, uma associação profissional europeia de Computação Gráfica.
O investigador assumirá o cargo de Secretário Assistente por um período de dois anos, após o qual passará a Secretário, numa associação que “apoia o estado da arte em Computação Gráfica e áreas afins como Multimédia, Visualização Científica e Interfaces Homem-Computador”. Para Miguel Melo, o maior desafio “será mesmo o de aumentar a visibilidade e influência do grupo (português) no seio da Eurographics e, consequentemente, no ecossistema da investigação em computação gráfica a nível europeu”.
Investigador do Laboratório de Realidade Virtual MASSIVE, Miguel Melo acredita que “existe uma crescente visibilidade dos trabalhos que se fazem em Portugal com o objetivo de melhorar ao nível de Computação Gráfica, incluindo Geração e Visualização de Imagem para enfrentar novos desafios em áreas tais como Ambientes Imersivos, Jogos Digitais e Experiência do Utilizador”, de que são exemplo os trabalhos realizados no CSIG e no MASSIVE.
Luís Paulo Peixoto dos Santos, também investigador do CSIG, é outro português na Eurographics, assumindo, atualmente, a direção do Grupo Português de Computação Gráfica.
Os investigadores mencionados têm ligação ao INESC TEC, à UTAD e à UMinho.