Colaborador INESC TEC na equipa vencedora da maior competição de estratégia e gestão
Luís Filipe Valente, investigador do Centro de Engenharia e Sistemas Empresariais (CESE) do INESC TEC, coordena a equipa que venceu a Global Marketing Competition, composta ainda por Maria João Campos e Bruno Silva. Conquistaram um prémio no valor de 6 mil euros e ainda um MBA para cada um dos elementos do grupo.
A Global Marketing Competition é uma das maiores competições do mundo nas áreas de Gestão e Finanças de Supply Chain (Cadeia de Abastecimento). Este ano contou com a representação de 89 países, com 5.120 participantes distribuídos por 2.150 equipas, provenientes de 881 das melhores universidades e escolas de negócios do mundo.
Luís Filipe Valente é estudante finalista do Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e Computadores da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP), Bruno Silva é recém-licenciado do Mestrado Integrado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais da FEUP, e Maria João Campos frequenta o Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Medicina (FMUP).
A etapa final decorreu em Madrid, Espanha, onde as quatro equipas apuradas foram avaliadas em matérias de otimização e simulação de processos de produção de uma empresa do setor Automóvel, na busca das opções mais eficientes.
Para chegar à final da competição, a equipa teve de disputar quatro rondas compostas por sete provas cada uma, que correspondem a sete decisões anuais intrínsecas a um fabricante de automóveis de grande dimensão, tais como vendas, cadeia de abastecimento, compras, operações ou finanças.
A competição, que dura há mais de 20 anos, conta com o apoio da Hyundai e de vários parceiros (Banco Santander, do jornal ABC e da Universidade Espanhola ESIC), sendo ainda certificada pela EFMD (Fundação Europeia para o Desenvolvimento da Gestão) e pela AACSB International (Association to Advance Collegiate Schools of Business).
O investigador do INESC TEC mencionado na notícia tem vínculo ao INESC TEC.
Créditos foto: ESIC