Primeira Comissão de Trabalhadores do INESC TEC toma posse
“Valorizar os trabalhadores, dar valor ao INESC TEC”. É este o lema da primeira Comissão de Trabalhadores do INESC TEC, que tomou posse no passado dia 4 de dezembro, numa cerimónia que reuniu dezenas de colaboradores. Desta forma, o INESC TEC torna-se no primeiro instituto de investigação de direito privado, a nível nacional, a dispor deste tipo de ferramenta como parte integrante do modelo de gestão.
Procurando preencher uma lacuna detetada no INESC TEC, que diz respeito ao envolvimento dos trabalhadores no seu modelo de gestão, surgiu a proposta de criar uma Comissão de Trabalhadores que pudesse contribuir para o desenvolvimento e melhoramento de toda a estrutura que rodeia o Instituto e os seus colaboradores.
“Queremos mobilizar toda a comunidade de trabalhadores do INESC TEC para a defesa dos interesses e direitos de todos, para a sua valorização pessoal e profissional, sempre com uma atitude responsável de liberdade, de diálogo aberto e sem preconceitos, privilegiando o espírito de colaboração e, sobretudo, a transparência no quadro das relações laborais”, afirmam os seus elementos no Manifesto elaborado por altura das eleições.
Valorizar de forma estruturada a carreira dos diferentes tipos de ligação profissional ao INESC TEC e estabelecer pontes com os bolseiros do INESC TEC, tentando, quando possível, alinhar os seus interesses com os dos trabalhadores do INESC TEC, são alguns dos compromissos assumidos nesta tomada de posse, que marca assim o arranque dos trabalhos da Comissão.
A Comissão de Trabalhadores do INESC TEC é constituída por três elementos: Rute Ferreira (Centro de Investigação Biomédica – C-BER), Filipe Joel Soares (Centro de Sistemas de Energia – CPES) e Catarina Maia (Serviço de Apoio ao Licenciamento – SAL).
Com apenas uma lista a concurso, o processo eleitoral da escolha da comissão decorreu no dia 17 de outubro.
Os investigadores mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC.