INESC TEC participou na Praça da Saúde da U. Porto
No âmbito do TEC4Health, a abordagem ao setor da Saúde , o INESC TEC participou na iniciativa “Praça da Saúde”, que decorreu no dia 23 de novembro, na Reitoria da Universidade do Porto. Esta iniciativa, para além de fortalecer a parceria da Universidade do Porto no EIT Health, teve também o objetivo de aumentar a literacia em saúde, num dia que aberto à população que incluiu rastreios, mostra de tecnologias, conferências, palestras, show cooking e aulas de exercício físico.
Foi no espaço de partilha de inovações e tecnologias na área da saúde que a presença no evento por parte do INESC TEC se destacou, nomeadamente com a apresentação de três projetos: a WeSENSS, o ISEABlind e o Passus.
A WeSENSS é uma startup que nasceu a partir de uma tecnologia a desenvolver no projeto VR2Market, com vista ao desenvolvimento de novos dispositivos wearable e a sua integração numa plataforma IoT. Esta tecnologia permite um acompanhamento individual contínuo e em tempo real, através de uma interface web, da condição dos indivíduos tanto ao nível do estado fisiológico (parâmetros relacionados com stress, temperatura, atividade física, entre outras), como a nível do meio envolvente (temperatura, humidade, gases tóxicos, partículas, entre outras). A solução tecnológica tem várias aplicações a nível da gestão e monitorização de equipas e está a ser aplicada no acompanhamento de bombeiros, auxiliando na gestão e apoio à decisão durante situações de risco.
Os colaboradores do INESC TEC neste espaço foram Duarte Dias e Susana Rodrigues, do Centro de Investigação em Engenharia Biomédica (C-BER), e Cristina Machado Guimarães, do Serviço de Apoio a Parcerias Empresariais (SAPE).
Por sua vez, o projeto ISEABlind consiste num sistema de navegação e autonomia para cegos, distinguido pela Rede TIC e Sociedade e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) com o Prémio Inclusão e Literacia Digital 2015. Este projeto, do Centro de Sistemas de Informação e Computação Gráfica (CSIG) do INESC TEC, foca a utilização de tecnologias de informação e comunicação como meio para promover a integração e a mobilidade de pessoas com deficiência visual, tendo já um protótipo composto por um smartphone e uma bengala inteligente.
Por último, e apresentando-se como uma plataforma de prescrição de exercício físico supervisionado para doença arterial periférica, o sistema Passus Mobile tem como objetivo auxiliar os profissionais de saúde na supervisão em ambulatório do exercício dos seus pacientes com doença arterial periférica. Foi desenvolvida uma ferramenta, compreendendo um sistema wearable de monitorização, que recorre ao telemóvel ou ao smartwatch, e uma plataforma cloud para visualização da informação, que permite a supervisão do exercício através da prescrição e monitorização de planos adaptados a cada paciente.
O INESC TEC esteve aqui representado por Cristina Machado Guimarães (SAPE), Hugo Fernandes (Centro de Telecomunicações e Multimédia – CTM), Dennis Paulino e Hugo Paredes (Centro de Sistemas de Informação e de Computação Gráfica – CSIG), juntamente com João Vicente e Isabel Machado (da UTAD).
Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC.