Investigadora do CRACS no Texas Advanced Computing Center
Inês Dutra, investigadora do Centro de Investigação em Sistemas Computacionais Avançados (CRACS), esteve no Texas Advanced Computing Center (TAAC), Austin, nos EUA, no passado mês de Agosto, no âmbito do programa Colab, em colaboração com governo português e a Universidade do Texas.
No âmbito desta visita estiveram envolvidos Dan Stanzione, vice-director do TACC, Kent Milfeld e Lars Koersteke do “Performance and Optimization Group”.
O objectivo foi proporcionar a aprendizagem da programação da máquina ranger e da utilização de ferramentas como compiladores, ferramentas de profiling, instrumentação e depuração. Além disso, a visita serviu para estabelecer um projecto conjunto entre elementos do CRACS e do TACC. O CRACS vai tentar submeter uma proposta complementar a projectos National Science Foundation (NSF), já em curso no TACC, e, no próximo ano, pretende propor um novo projecto, relacionado com mineração de dados em ambientes de computação de alto desempenho, como dados médicos e de agricultura.
Esta visita, assim como a realizada entre alguns dias dos meses de Julho, Agosto e Setembro, por Inês Dutra e Vítor Santos Costa, também do CRACS, à UW-Madison, é particularmente importante para o CRACS por fomentar a sua internacionalização, conseguir novas parcerias e verbas para projectos e proporcionar a troca de conhecimentos e intercâmbio de alunos.