Nova organização da Direcção do INESC Porto
Prosseguindo a adopção do novo modelo organizacional, a Direcção do INESC Porto avançou recentemente com uma reestruturação de funções que implicou um ajuste na distribuição das áreas funcionais, projectos especiais e orientação estratégica das Unidades, Departamentos e Serviços.
Assim, a partir de Setembro de 2009, José Manuel Mendonça, presidente do INESC Porto, ocupar-se-á das áreas funcionais relativas ao Modelo Organizacional, Gestão Económico-financeira, Modelos de Financiamento e Relações Institucionais, tendo como projecto especial a UP Fundação, orientando ainda estrategicamente o Departamento de Informação e Logística (DIL).
O director Mário Jorge Leitão terá a cargo as áreas funcionais da Gestão de Recursos Humanos e Planeamento e Gestão de Projectos, bem como o Pólo de Competitividade e Tecnologia das TICE.PT (Tecnologias de Informação, Comunicação e Electrónica) como projecto especial. Tratará também da orientação estratégica da Unidade de Sistemas de Informação e Comunicação (USIC), Unidade de Telecomunicações e Multimédia (UTM), Serviço de Comunicações e Informática (SCI) e Serviço de Informação de Gestão (SIG).
As áreas funcionais da Gestão e Valorização do Conhecimento manter-se-ão a cargo de José Carlos Caldeira. Este director ocupar-se-á também da Associação para as Tecnologias de Produção Sustentável (PRODUTECH) e da Associação Pólo de Competitividade da Moda (APCM), bem como do Novo Edifício. Orientará ainda estrategicamente a Unidade de Engenharia de Sistemas de Produção (UESP), a Unidade de Inovação e Transferência de Tecnologia (UITT) e o Serviço de Gestão de Infra-Estruturas (SGI).
O director Vladimiro Miranda acumulará as áreas funcionais de Dinamização do Laboratório Associado, Desenvolvimento Científico, Marketing, Imagem e Comunicação e Relatório e Plano, tendo a intensificação da actividade do INESC Porto no Brasil como projecto especial. Terá ainda a cargo a orientação estratégica da Unidade de Optoelectrónica e Sistemas Electrónicos (UOSE) e do Serviço de Comunicação (SCOM).
A Gestão de Relação com Clientes e a Gestão de Participações serão as áreas funcionais da responsabilidade do director João Peças Lopes, que além do Pólo de Competitividade e Tecnologia da Energia (PCTE) terá também o Centro de Saber para a Energia a seu cargo, assegurando ainda a orientação estratégica da Unidade de Sistemas de Energia (USE).