INESC Porto contribui para o avanço das redes de comunicação aviónicas
O INESC Porto iniciou a sua participação num novo projecto europeu que tem como objectivo introduzir as mais avançadas tecnologias de redes de comunicação por fibra óptica nas futuras frotas de aviação. A reunião de “kick-off” do projecto DAPHNE teve lugar na sede da AIRBUS em Hamburgo, Alemanha, em Setembro deste ano.
Com este projecto, toda a infra-estrutura de comunicações dos aviões será optimizada, garantindo assim ganhos significativos relativamente à instalação e manutenção de cablagem. A tecnologia de fibra óptica é vantajosa tanto para a aviação comercial como militar, dada a sua leveza, volume reduzido e maior imunidade a interferências, comparativamente ao cobre. A adopção de novas tecnologias pela indústria de aviação só é possível após testes exigentes, pois é necessário garantir a segurança das pessoas e dos aparelhos, o que fez com que a tecnologia óptica só tenha sido introduzida, até agora, em áreas onde era indispensável. O projecto DAPHNE pretende, mais do que substituir gradualmente os sistemas de cobre por sistemas equivalentes em fibra óptica, remodelar toda a infra-estrutura de comunicações na aviação, tendo em conta as necessidades globais de comunicação de todos os sistemas aviónicos.
O consórcio DAPHNE é constituído por 15 parceiros Europeus, incluindo a AIRBUS, BAE e o INESC Porto, assim como Universidades, fabricantes de componentes, e empresas de software. O INESC Porto investigará técnicas para aumentar ainda mais a velocidade de comunicação com fibras multimodo, que são particularmente apelativas para os sistemas de aviação dadas as suas maiores dimensões e consequente tolerância mecânica relativamente à fibra monomodo, contribuindo para a redução dos custos dos componentes ópticos, e facilitando os testes de resistência a vibrações e a outras condições ambientais. Alguns destes testes serão efectuados pelo INESC Porto.
O INESC Porto está representado no projecto DAPHNE pela Unidade de Telecomunicações e Multimédia (UTM) e pela Unidade de Optoeletrónica e Sistemas Eletrónicos (UOSE).