Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da ANARIC - Indústria de Estofos, Lda, pela voz de Ana Carvalho.

Fora de Série

"Tanto a Tânia como a Teresa, cada uma na sua área de competência, fizeram grande parte do trabalho de base que uma grande candidatura implica e que, como é costume, se concentrou nos últimos dias do prazo." Graça Barbosa

A Vós a Razão

"(...) I was positively surprised by what Portugal was doing in terms of research and innovation. I discovered in Porto that it is possible to achieve excellent results in a “stressless” way, in an environment where human relations are fostered.", Jean Akilimali

Asneira Livre

"Meu primo já dizia que, após alguns meses, a “curta” viagem de 45 minutos tornar-se-ia um desafio diário. Foi difícil de acreditar, só que hoje já compartilho, em parte, de seu ponto de vista", Daniel Delgado

Galeria do Insólito

Este Insólito é o mais extenso de sempre, mas vale MESMO a pena. Garantia da Redacção.

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC Porto...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC Porto, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

 

INESC Porto LA participa no “Ciência 2009”

O INESC Porto marcou presença no “Ciência 2009 – Encontro com a Ciência em Portugal”, promovido pelos Laboratórios Associados, em colaboração com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, que ocorreu durante os dias 29 e 30 de Julho na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

No primeiro dia, o “Ciência 2009” contou com a apresentação “Redes Energéticas Inteligentes”, de Vladimiro Miranda, director do INESC Porto, na vertente “Sistemas Sustentáveis de Energia e Transportes”, e com a moderação de João Peças Lopes, também director, na vertente “Veículos Eléctricos e Novas Formas de Mobilidade”.

No segundo dia, José Manuel Mendonça, presidente do INESC Porto, moderou a vertente “Novas Empresas de Base Tecnológica: Base de Conhecimento e Internacionalização”.

Estiveram também presentes, da parte do INESC Porto, Rute Sofia e Paulo Mendes da Unidade de Telecomunicações e Multimédia (UTM), Filipe Joel Soares da Unidade de Sistemas de Energia (USE), Fabien Gouyon da Unidade de Telecomunicações e Multimédia (UTM) e Ademar Aguiar da Unidade de Sistemas de Informação e Comunicação (USIC).

Neste terceiro Encontro assistiu-se ao debate de algumas de importantes linhas de actividade científica em Portugal, bem como dos avanços científicos e tecnológicos em áreas como a das novas terapias celulares, células estaminais, nano tecnologia, organismos geneticamente modificados, novos materiais para novos produtos, transferência e comercialização de tecnologia, cidadania e segurança, entre outros.

O Ciência 2009 pretende ser o ponto de encontro e de troca de conhecimentos entre a comunidade científica portuguesa e constitui uma oportunidade privilegiada para conhecer o trabalho dos cientistas portugueses nas mais relevantes áreas de actividade.

 

Discurso Directo

O BIP entrevistou alguns dos colaboradores que estiveram presentes no evento, a representar o INESC Porto LA.

1. Com que impressão ficou da edição deste ano?

Vladimiro MirandaVladimiro Miranda (director): “A minha impressão foi de que este tipo de encontros precisa de uma agenda mais motivadora e de uma preparação mais profunda. Eu acho que o INESC Porto estará sempre disponível para colaborar na discussão futura do modelo e contribuir positivamente  para o seu êxito. Não defendemos o fim dos encontros e empenhar-nos-emos no seu melhoramento”.

Rute Sofia (UTM): “Participei apenas numa das sessões. Fiquei com a sensação de que havia artigos muito interessantes mas que, devido ao evento ter sido organizado à última da hora, houve um pouco de descoordenação. Poderia ter tido mais impacto, dado que é um evento que tem estado regularmente a decorrer desde 2007, creio (só voltei a Portugal no final de 2007) e que ocorre regularmente”.

2. Qual a importância para o INESC Porto da participação no "Ciência 2009"?

Vladimiro Miranda (director): “Não podemos deixar de participar, já que temos responsabilidades acrescidas como Laboratório Associado. Claro que a importância aumenta quando o encontro, para além de permitir dizer "presente", puder originar outro tipo de resultados. Com resultados escassos, os custos apreciáveis para as organizações que são de fora do burgo onde tem lugar o evento ficam sem retorno, Rute Sofiao que origina sempre reflexões sobre  melhor forma de cada organização aplicar os dinheiros públicos e o esforço perdido dos seus investigadores”.

Rute Sofia (UTM): “Não consigo responder adequadamente a esta pergunta, pois não tenho uma perspectiva global do INESC Porto, apenas a de líder de uma área da UTM. Mas creio que para qualquer instituição de R&D e em particular para os laboratórios associados, eventos deste tipo são sempre relevantes”.