Destaque
INESC TEC na final de competição internacional para explorar o mar profundo
Uma equipa de investigação do INESC TEC passou à final da competição internacional Shell Ocean Discovery XPrize, que pretende desenvolver tecnologias para recolher informações e mapear o mar profundo em zonas de difícil acesso ainda não exploradas. O trabalho foi já premiado com cerca de 90 mil euros (111 mil dólares), reconhecido perante o líder do projeto no dia 15 de março.
Especial
Da ideia à patente
Em menos de cinco anos, o INESC TEC passou do objetivo ambicioso de melhorar a carteira de tecnologias licenciáveis resultantes da investigação e de disseminar uma cultura de valorização de propriedade intelectual na organização para o top 5 de requerentes portugueses no European Patent Office em 2017. A propósito da notícia que dá conta de que o INESC TEC ficou em 2º lugar ex-aequo, com a U.Porto e a Biosurfit, o BIP procurou saber um pouco mais sobre as seis tecnologias que foram alvo de pedidos de patente europeia.
Editorial
Fluir e não engessar
A figura de bolsa, na investigação científica, como período de progresso pessoal e formação, ou como estatuto temporário de apoio económico em situações transitórias (como é o caso de visitantes oriundos de instituições terceiras) é, em todos os países desenvolvidos, uma figura útil. Corresponde a um ganha-ganha (...)