A Vós a Razão
Algumas notas sobre a Conferência EWOFS 2010
* Por José Luís Santos
Foi-me solicitado partilhar convosco algumas informações e reflexões relativamente à quarta edição da European Workshop on Optical Fibre Sensors (EWOFS2010), que se realizou na Área Metropolitana do Porto (Hotel Solverde em Vila Nova de Gaia), entre 7 e 10 de Setembro. Poderia abordar este acontecimento numa perspectiva mais descritiva e formal, mas optei por fazê-lo salientando momentos-chave e enfatizando factores que considero cruciais na organização duma iniciativa deste tipo.
EWOFS é uma série de conferências que se realizam com uma periodicidade de três anos, e com uma estrutura centralizada de coordenação. Aquando da realização da edição de 2007 em Nápoles, no dia 5 de Julho desse ano foi atribuída ao INESC Porto a organização da próxima edição, tendo sido eu indicado como responsável da sua implementação. A decisão de atribuição da organização a uma determinada instituição tem por base um factor essencial, nomeadamente uma contribuição significativa dessa instituição para o progresso dos sensores baseados em fibra óptica, um requisito que reconhecidamente o INESC Porto satisfazia.
Esse dia foi para nós, INESC Porto/UOSE, uma data marcante, mas devo confessar que foi uma de duas ocasiões em que senti um peso de responsabilidade demasiado esmagador. Apesar de todos os receios e angústias que se possam sentir nessas alturas, considero que, por variadas razões, é nosso dever não hesitar em levar por diante estes projectos, não só por nós próprios, mas também, e principalmente, pelas equipas a que pertencemos, pela instituição que representamos, pela região em que nos situamos e aí por diante. Quem já esteve na organização de uma conferência científica internacional sabe da imensidade de detalhes que é necessário tratar e do conjunto vasto de responsabilidades que se tem que assumir, desaguando tudo num período de alguns dias em que o evento decorre, e em que a probabilidade de acontecimentos imponderáveis, que podem deitar a perder muito do esforço de anos, não é nada negligenciável.
A preparação da EWOFS 2010 decorreu durante três anos e envolveu equipas muito vastas, a começar na comissão de organização local e variados serviços do INESC Porto, do International Advisory Committe (15 elementos) e Technical Committe (30 elementos), para além do grupo de coordenação da “marca” EWOFS (três elementos). Eventos críticos foram vários, um dos quais foi a negociação com a SPIE (The International Society for Optics and Photonics) para a publicação das actas da conferência, um factor essencial para o seu prestígio. O período em que isso ocorreu coincidiu com a entrada em vigor do novo regime dos contratos públicos e, de repente, para assinarmos o contrato com a SPIE fomos confrontados com a necessidade de solicitarmos aos elementos da Direcção da SPIE, vários deles muito próximos de um prémio Nobel, os certificados de registo criminal! Esse foi o segundo momento em que me senti soterrado e sem saber o que fazer, mas felizmente o conhecimento e eficácia dos Serviços Jurídicos do INESC Porto, conjugados com uma compreensão infinita por parte da SPIE, permitiram-nos ultrapassar esse “Cabo das Tormentas”. A complexa conjuntura económica, nacional e internacional, também nos limitou drasticamente a capacidade de angariação de patrocínios, mas outras alternativas foram sendo possíveis, tais como a organização de uma exposição técnica paralela à conferência onde empresas internacionais de referência no domínio da óptica apresentaram os seus últimos produtos.
Existem vários factores que condicionam o sucesso (ou, no mínimo, a sobrevivência) de uma conferência. Um deles é certamente o número e qualidade de trabalhos científicos submetidos, mas cada vez mais existe um outro de importância fulcral: a qualidade dos oradores convidados e a actualidade dos temas por eles abordados. Também aqui o esforço efectuado foi quase “traumatizante”, mas parece-me não exagerado indicar que foi conseguido um conjunto de 14 oradores convidados que colaram os participantes às cadeiras! Desenvolvimentos muito importantes foram apresentados e, devemos reconhecê-lo, também tivemos sorte. Um desses oradores (Michel Digonnet, Universidade de Stanford, EUA) apresentou pela primeira vez resultados experimentais que demonstram a possibilidade de diminuir substancialmente a velocidade de propagação da luz na fibra óptica, aumentando assim os tempos de interacção com a grandeza a medir, possibilitando resoluções de medida, digamos, “indescritíveis!”. Assim, a conferência EWOFS 2010 na cidade do Porto ficará referenciada como o local onde, pela primeira vez, foi apresentado este importante progresso científico.
O número de participantes na EWOFS 2010 excedeu os 250 e o número de artigos submetidos foi superior a 160, vindos de todos os continentes, certamente com uma predominância do espaço europeu. Para além da atribuição dos prémios aos melhores artigos de estudantes em cada uma das áreas temáticas da Conferência e do prémio de Melhor Artigo em escala absoluta, a EWOFS 2010 constituiu também a oportunidade de atribuir o Prémio Carreira a dois investigadores que muito se distinguiram ao longo dos anos no progresso desta área do conhecimento, tendo o júri deliberado atribuir essa distinção ao Prof. Wolfgang Ecke (IPHT, Alemanha) e Prof. John Dakin (Universidade de Southampton, Reino Unido).
Quando o INESC Porto/UOSE assumiu a responsabilidade de organizar a conferência EWOFS 2010, explícita ou implicitamente vários objectivos foram assumidos, assim sintetizáveis: (i) proporcionar um evento com um programa científico de elevada qualidade; (ii) prestigiar a imagem do nosso País, não só em face das competências científicas e tecnológicas que já demonstrámos nesta área do conhecimento, mas também através duma organização que procurávamos fosse reconhecida, como de elevado profissionalismo e com uma envolvência bem portuguesa.
Acreditamos que foi possível chegar lá, conforme parece concluir-se do teor de múltiplas mensagens que foram chegando até nós nos dias subsequentes à EWOFS 2010, como foi o caso da mensagem do Professor Fabien Sorin do MIT, EUA, um dos oradores convidados, e que me permito transcrever aqui:
---------------
Dear José Luís Santos,
Being back in the US, I wanted to thank you again for your kind invitation and for giving us the opportunity to present our work during EWOFS 2010. I also wanted to congratulate you for this great event. The scientific content, talks and discussions were extremely interesting, relevant and useful. The organization of all the logistics, as well as the various social events was excellent, and the Porto of the highest quality! I have also only heard extremely positive remarks about the workshop from various colleagues and attendants.
Thank you very much again and with the hope of meeting you again soon,
Kind regards,
Fabien Sorin
-------------------
Não gostava de terminar este texto sem deixar de agradecer o imenso trabalho de dezenas de pessoas na nossa instituição e nas comissões internacionais que, com muita qualidade e dedicação, tornaram possível a realização da Fourth European Workshop on Optical Fiber Sensors, Porto, Portugal, 2010. A todos o meu profundo reconhecimento e sentido obrigado.
*Investigador da Unidade de Optoelectrónica e Sistemas Electrónico (UOSE)