USIG participa na reunião de especialistas em segurança e resiliência em eGov
A European Network and Information Security Agency (ENISA) está a realizar um estudo que conta com a participação da Unidade de Informação e Computação Gráfica (USIG).
Este estudo visa analisar e avaliar o impacto que a computação em nuvem (cloud computing) poderá ter em termos de segurança e de resiliência nos serviços de uma organização governamental. Pretende igualmente fornecer recomendações e boas práticas para os estados membros da União Europeia e planear a migração para a computação em nuvem.
A última reunião presencial deste grupo de especialistas decorreu nas instalações da agência, na ilha grega de Creta, e foram discutidos os temas relacionados com a publicação que será realizada sob o tema "Security and resilience in Gov clouds: supporting your informed decision".
O grupo de especialistas inclui técnicos e investigadores de entidades governamentais, de universidades e institutos de investigação e das maiores empresas do mundo, desde o Japão e Coreia, aos Estados Unidos, incluindo também vários países da Europa.
O estudo conta com a participação de Rui Barros, da USIG, que representa o INESC Porto na rede europeia ELANET.