Projecto da USIG na área do e-Health dá primeiros frutos
Nos dias 30 e 31 de Agosto, teve lugar na Universidade Livre de Amesterdão (VUA) a terceira reunião global do projecto ICT4DEPRESSION, da Unidade de Sistemas de Informação e Computação Gráfica (USIG). No encontro foram concluídas as definições dos módulos de tratamento a incorporar, a sua sequência e os mecanismos de sensores e de informação a utilizar.
O ICT4Depression é o primeiro projecto na área de e-Health aplicado à saúde mental e tem como objectivo desenvolver um método de tratamento inovador, alternativo e/ou complementar aos actuais. Aproveita as capacidades das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para manter um acompanhamento detalhado da evolução do paciente, da forma mais autónoma possível, minorando os custos de intervenção médicas e facilitando a rápida recuperação e reintegração social e emocional do paciente.
Para além do INESC Porto, responsável pelo desenho e implementação da arquitectura e pela criação do protótipo de demonstração, este projecto envolve a VUA, coordenadora do projecto, da Holanda, a Linköping Universitet da Suécia, a University of Limerick da Irlanda, a Pharmionic Systems da Suíça e a PLUX Engenharia de Biosensores de Portugal.