UTM acolhe professor de Instituto brasileiro
A Unidade de Telecomunicações e Multimédia (UTM) vai acolher, durante cinco meses, Ajalmar Neto, professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) do Brasil, no âmbito do projecto SINPATCO - Sistema Inteligente para Diagnóstico de Patologias da Coluna Vertebral.
Este projecto tem como principal objectivo contribuir para uma maior utilização de técnicas de aprendizagem computacional (machine learning) em medicina, no diagnóstico na área de Traumato-Ortopedia. Trata-se de um projecto de assessoria de cooperação internacional no âmbito do Programa CNPq – Universidade do Porto, no âmbito do qual Ajalmar Neto está a realizar o seu doutoramento.
As mais relevantes linhas de acção do projecto envolvem a recolha, processamento e análise de imagens radiográficas da coluna vertebral de pacientes; a criação de uma base de dados para diagnóstico de patologias da coluna vertebral e, finalmente, o desenvolvimento de classificadores de padrões ligados ao diagnóstico de patologias da coluna vertebral.
Ajalmar Neto é licenciado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Piauí (2003) e tirou um Mestrado em Engenharia de Tele-informática pela Universidade Federal do Ceará (2006). Trabalha essencialmente nas áreas de engenharia biomédica, reconhecimento de padrões e classificadores estatísticos e neuronais.