Offside
Lado B

Voltamos ao desporto!

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da MTEX Solutions, pela voz de Patrício Teixeira.

Fora de Série

"... este reconhecimento cabe também aos diferentes colegas que comigo trabalharam." David Rua (CPES)

Pensar Sério

"... a evolução tecnológica fez com que muito do trabalho desenvolvido pelos INESC TECianos nos leve a passar horas a fio sentados.", Catarina Carvalho (C-BER)

Galeria do Insólito

Sejam compreensivos, é para vosso bem. Na verdade, só queremos que tenham tempo para estar com a família e amigos, para fazer exercício, para aproveitar o pôr do sol maravilhoso dos primeiros dias de outono.

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Novos Colaboradores

Nos meses de julho e agosto entraram 19 novos colaboradores no INESC TEC.

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

 
 

Um dos maiores eventos agrícola e florestal da Europa começou por ser uma feira do milho

INESC TEC mostrou em Santarém novas tecnologias para Agricultura e Floresta

 

Cinco soluções tecnológicas, duas com aplicação na floresta e três na agricultura, representando um investimento total de cerca de 7,4M€, estiveram em apresentação na Agroglobal 2018, considerada a maior feira agrícola nacional, que se realizou em Valada do Ribatejo (Santarém) de 5 a 7 de setembro.

agroglobal agroglobal

Foi no espaço do Pavilhão Agro Inov (Pavilhão da Tecnologia) que o INESC TEC participou, pela segunda vez, numa iniciativa que teve como objetivo promover a interatividade entre os diferentes atores da área da agricultura e floresta, nomeadamente através da reunião de agricultores e produtores florestais, juntamente com empresas e instituições ligadas ao desenvolvimento de meios tecnológicos e científicos.

agroglobal agroglobal

A participação do INESC TEC foi promovida no âmbito de uma das suas áreas de inovação designada por TEC4AGRO-FOOD, que tem como objetivo desenvolver e alavancar a investigação e a tecnologia no Agro-Alimentar e Floresta, de forma a ir ao encontro das necessidades e expectativas dos utilizadores finais, colaborando com “Tomadores de Tecnologia” capazes de “endogeneizar” as tecnologias e criar produtos e serviços inovadores.

agroglobal agroglobal

O certame contou com a visita de várias individualidades, nomeadamente o Primeiro Ministro, António Costa, o Ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, o Ministro da Ciência, Manuel Heitor, o Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel João de Freitas, o Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira, o Diretor Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural da Comissão Europeia, o Presidente do INIAV, Nuno Canada, o “Reitor dos Reitores”, Fontainhas Fernandes, e a líder do CDS-PP e antiga Ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, que assim tiveram a oportunidade de ficar a conhecer o trabalho desenvolvido no INESC TEC.

Semear negócios e trocar experiências

“Existem quatro principais tecnologias digitais na ordem do dia no que diz respeito à (r)evolução digital em curso na agricultura e na floresta, são elas a Internet das Coisas, a Inteligência Artificial, a Robótica e o Big Data. O INESC TEC tem competências, recursos e experiência em todas essas áreas e tem feito, nos últimos anos, importantes desenvolvimentos nestes setores”, explica André Sá, responsável pela TEC4AGRO-FOOD no Serviço de Apoio a Parcerias Empresariais (SAPE).

agroglobal agroglobal

Cerca de 50 mil pessoas visitaram esta edição da Agroglobal. Organizada num formato a “3 dimensões”, dinâmica e interativa, a iniciativa colocou lado a lado o saber dos agricultores e produtores florestais e os conhecimentos técnicos das empresas.

“Esperamos sinceramente que a Agroglobal traga muitos e bons frutos a todas as organizações presentes”, afirma Joaquim Pedro Torres, organizador da Agroglobal, destacando que “foi o entusiasmo, o empenho e o dinamismo de cada um que mobilizou a organização e que nos fez acreditar que era possível construir uma Agroglobal maior que nunca”.

agroglobal agroglobal

Foi num espaço de cerca de 200 hectares de terreno que estiveram mais de 100 máquinas agrícolas e florestais a trabalhar plantações de diferentes culturas, uma zona de expositores com a presença de cerca de 400 entidades, paralelamente a um espaço dedicado à inovação, com demonstrações de maquinaria, uma espécie de Business Center, mais adequado para empresas e elaboração de negócios, e ainda o designado TechStage, no qual decorreu um programa com colóquios e debates e onde foram apresentadas, em formato de pitch, as soluções tecnológicas do INESC TEC.

Dois projetos ligados à Floresta: BIOTECFOR e FOCUS

Um dos projetos do INESC TEC em apresentação chama-se BIOTECFOR e consiste no desenvolvimento de um robô, juntamente com uma Associação Florestal Portuguesa e mais duas entidades Galegas, que facilitará a limpeza da floresta no Norte de Portugal e na Galiza, reduzindo o esforço aplicado pelos operadores e tornando essas operações mais seguras. As máquinas desenvolvidas no âmbito deste projeto vão ser autónomas, embora supervisionadas pelos operadores, e dotadas de dispositivos que cortam a vegetação das árvores e fazem um pré processamento da mesma, reduzindo desta forma o custo de transporte até ao local de processamento.

agroglobal agroglobal

Por sua vez, o FOCUS foi um projeto europeu, liderado pelo INESC TEC, que integrou sensores que monitorizam a produtividade das operações e o fluxo dos materiais ao longo da cadeia numa solução abrangente, que, em conjunto com módulos de software, permite supervisionar operações na floresta e suportar a tomada de decisão em tempo real. Assim, consegue minimizar o impacto das operações florestais, reduzindo a emissão de CO2 e garantindo uma exploração ótima dos recursos florestais, que, apesar de renováveis, são escassos.

Três projetos ligados à Agricultura: RoMoVi, Smart Farming e HERCULANO 4

O RoMoVi é um robô agrícola que trata da monitorização em terrenos acidentados como as encostas das vinhas, de uma forma modular e completamente autónoma. Este robô nasceu do trabalho conjunto do INESC TEC, da TEKEVER e da Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense (ADVID).

agroglobal agroglobal

Mais ligado à área da Inteligência Artificial, o Smart Farming tem como objetivo otimizar a produção agrícola através de uma ferramenta de gestão agronómica que simplifica os processos agrícolas, determinando parâmetros e tarefas relacionadas com rega, fertilização, colheitas e doenças, otimizando-os. Aplicado à agricultura de precisão inteligente, o Smart Farming está a ser desenvolvido pelo INESC TEC, ProdFarmer, Esporão, Sociedade Agrícola da Herdade Maria da Guarda e Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV). 

agroglobal agroglobal

A cisterna para agricultura de precisão inteligente desenvolvida pelo INESC TEC em conjunto com a HERCULANO (“Made by HERCULANO powered by INESC TEC”) permite uma aplicação do chorume no momento certo, na quantidade certa e no local certo, através de uma carta de prescrição, fazendo assim com que haja menos desperdício e maior eficácia. A Cisterna é composta por uma consola para múltiplas alfaias, tem ajuste automático da aplicação do chorume em função da velocidade e tem um sensor para chorume de porco e vaca, satisfazendo assim as mais exigentes normas europeias. A HERCULANO, em conjunto com o INESC TEC, teve inclusive a oportunidade de demonstrar esta nova tecnologia durante a tarde do dia 5 de setembro, num espaço próprio da feira para esse efeito. 

Protocolo entre o INESC TEC e a HERCULANO

Foi na presença de Luís Capoulas Santos que José Carlos Caldeira (membro do Conselho de Administração do INESC TEC) e Fernando Teixeira (Administrador da HERCULANO), no dia 5 de setembro, assinaram um protocolo de colaboração entre as duas entidades, com vista a afirmar o desenvolvimento conjunto de atividades de Investigação e Inovação (I&I) no âmbito da Agricultura/Floresta de Precisão Inteligente, nomeadamente dando continuidade à linha de produtos da empresa designada “GreenPrecision”.

agroglobal agroglobal

A HERCULANO, que produz e comercializa semirreboques agrícolas, alfaias, equipamentos e acessórios inovadores para a agricultura, silvicultura e afins, tem como estratégia a incorporação de tecnologias de taxa variável e digitais nos seus produtos. O objetivo é poder contribuir para os desafios da sociedade global, relacionados com a garantia da segurança alimentar e uma agricultura e silvicultura sustentáveis, e para a economia nacional.

Balanço muito positivo e objetivos cumpridos

De acordo com André Sá, a primeira participação do INESC TEC na Agroglobal, em 2016, teve como principais objetivos “dar a conhecer as competências, experiência e recursos do INESC TEC no âmbito da TEC4AGRO-FOOD, criar notoriedade em torno da instituição no Agro-Alimentar e Floresta e oficializar, com o apadrinhamento do Ministro da Agricultura, a parceria com o INIAV, objetivos esses atingidos”.

agroglobal agroglobal

A segunda participação do INESC TEC, na Agroglobal 2018, teve como principais objetivos apresentar soluções tecnológicas para a agricultura e floresta, oficializar, uma vez mais com o apadrinhamento do Ministro da Agricultura, a parceria com a HERCULANO e criar pontes para colaborações futuras, nomeadamente com empresas. A organização considera que esses objetivos foram igualmente cumpridos.

agroglobal

A equipa do INESC TEC que garantiu esta participação é multidisciplinar, demonstrando o trabalho transversal que a área TEC4AGRO-FOOD implica. O evento contou com a presença de André Sá e Nuno Campos (Serviço de Apoio a Parcerias Empresarias), Filipe Santos, Ricardo Reis e Luís Santos (Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes), Lino Oliveira (Centro de Sistemas de Informação e Computação Gráfica), Jorge Cunha (Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais), Carlos Ferreira (Laboratório de Inteligência Artificial e Apoio à Decisão), Catarina Carvalho (Serviço de Comunicação), José Carlos Caldeira (Conselho de Administração) e Jorge Santos (Serviço de Gestão de Infraestruturas).

 

Os colaboradores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC e ao P.Porto-ISEP.

 

[Créditos fotos assinatura do protocolo: Hugo Almeida]