INESC TEC participa na FIMA 2018
O INESC TEC, em conjunto com a empresa HERCULANO, marcou presença na Feira Internacional de Maquinaria Agrícola (FIMA), uma das mais importantes feiras europeias do setor agrícola que decorreu em fevereiro em Saragoça (Espanha).
Em representação do INESC TEC, que participou pela primeira vez na FIMA, que vai na sua 40.ª edição, Filipe Neves dos Santos do Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes (CRIIS) e André Sá do Serviço de Apoio a Parcerias Empresariais (SAPE) acompanharam a apresentação, por parte da HERCULANO, de dois produtos inovadores desenvolvidos durante o último ano. O “Espalhador de Estrume com Sistema DPA" e a “Cisterna com Sistema DPA e Análise Química (sensor NPK) em Ambiente ISOBUS” surgiram no âmbito de um Contrato de I&DT com a HERCULANO, que tinha, entre outros objetivos, o propósito de desenvolver soluções com tecnologias mais competitivas do que as disponíveis no mercado.
Ambos os produtos possuem um sistema de débito proporcional ao avanço (DPA) para aplicação de fertilizantes corretivos agrícolas. No caso do Espalhador de Estrume e tal como o nome indica, o sistema DPA ajusta a quantidade de estrume espalhado, enquanto o sistema da Cisterna regula a quantidade de chorume. Além disso, a Cisterna possui ainda um sensor para determinação da quantidade de macronutrientes (N - Azoto, P - Fósforo e K - Potássio) aplicada, e uma ligação ISOBUS para poder receber e transmitir dados. O protocolo ISOBUS, que estabelece os padrões para as máquinas agrícolas, é uma tendência no mercado, nomeadamente no francês (> 50%).
A participação do INESC TEC na FIMA 2018 foi feita no stand da HERCULANO, tendo a mensagem chave de apresentação das tecnologias sido “Made by HERCULANO, powered by INESC TEC”.
Os dois produtos, que passarão a constar do catálogo de produtos da HERCULANO, foram acolhidos na FIMA, tendo já recebido algumas encomendas. “Claramente, com estes dois produtos inovadores, a HERCULANO diferenciou-se da concorrência direta”, realça André Sá.
De forma a dar seguimento à incorporação de inovação nos produtos da HERCULANO, foi recentemente submetida uma candidatura com a HERCULANO para um SI I&DT - Projeto Individual, revela o Business Development Manager do SAPE.
A FIMA, que conta com empresas de mais de 40 nacionalidades, serve de ponto de encontro para todos os profissionais do setor agrícola que desejem apresentar os equipamentos de última geração e as maiores inovações agrárias.
Os colaboradores mencionados nesta notícia têm vínculo ao INESC TEC.