INESC TEC é a nova designação proposta para o Laboratório Associado
A nova arquitetura do Laboratório Associado implicou a proposta de adoção da nova designação INESC TEC, ou INESC Tecnologia e Ciência, em substituição do actual INESC Porto LA. Esta proposta foi aceite pelas restantes instituições do universo INESC e dela foi dado conhecimento à FCT, para se obter a sua anuência de modo a poder figurar oficialmente como identificação do LA. Espera-se que a confirmação chegue em breve.
Para Vladimiro Miranda, diretor do INESC Porto, a adoção desta nova marca procura dar reconhecimento à “aliança forte” do Laboratório Associado. “O INESC Porto mantém-se como instituição jurídica e matriz, mas o INESC TEC será o universo em que nos vamos mover na convergência entre Politécnico do Porto e Universidades do Porto e do Minho. A adoção de uma nova marca tem esse significado simbólico - ultrapassamos fronteiras, temos uma aliança forte e queremos que nela todos se reconheçam”, afirma.
Consolidar culturalmente o INESC TEC, convergir num modelo de organização que continue a favorecer a atividade desde a geração à valorização de conhecimento, manter uma matriz de elevada exigência profissional e realinhar atividades e Unidades para aproveitar os potenciais de sinergias, são alguns dos desafios a resolver perante esta nova realidade.
Vladimiro Miranda salienta ainda as necessidades de assegurar a sustentabilidade financeira do INESC TEC, incrementar a diversificação de fontes de financiamento, reforçar a componente de serviços avançados de I&D diretamente à industria (que em 2010 representaram 42% dos proveitos de projetos do INESC Porto) e acelerar a penetração internacional (que, em 2010, representou 30% da atividade em projetos no INESC Porto).
“Falta-nos ainda integrar números para podermos ter uma perspetiva global do que representa o INESC TEC, sabendo que o INESC Porto representa um orçamento (em 2010) de cerca de 10,5 milhões de Euros. É, convenhamos, uma dimensão de respeito e a responsabilidade evolui no mesmo grau”, refere.
O diretor do INESC Porto confessa ainda que “é preciso alimentar um sonho e dar um rumo a 600 investigadores e 200 doutorados, que são agora o Universo INESC TEC: eis o aliciante desafio”.