Strongstep promove Dinamismo nos Negócios
A Strongstep, spin-off da Universidade do Porto especializado em Engenharia de Software, organizou o evento StepTalks que contou com a participação de empresas e instituições como a IBM, a Microsoft, o BPI, a Critical Software, a Sage, a I2S e o Software Engineering Institute (SEI) da Carnegie Mellon University (CMU). Cerca de 180 pessoas do mundo empresarial e académico nacional marcaram presença na edição de 2011.
O StepTalks reuniu alguns dos principais investigadores a nível mundial na área da engenharia de software com o objetivo de partilhar as mais recentes tendências com foco na agilidade, ingrediente essencial para os negócios hoje em dia e para o seu dinamismo. A edição de 2011 incluiu temas que passam pelas tendências para a melhoria de processos em Portugal e no Mundo e pela importância do investimento em ferramentas de suporte à melhoria de processos.
João Pascoal Faria, investigador do INESC Porto e fundador da Strongstep, realça a diversidade dos temas discutidos. “Foi um evento muito diversificado, tendo sido iniciado por uma comunicação do diretor e CEO do Software Engineering Institute (SEI) da Universidade de Carnegie Mellon, Paul Nielsen, seguido de apresentações de visões tecnológicas do SEI, IBM e Microsoft e de casos práticos de iniciativas de melhorias de processos e qualidade em empresas como a Critical Software, I2S, BPI e Sage, tendo sido brilhantemente encerrado pelo Secretário de Estado da Energia e da Inovação, Carlos Zorrinho”, afirma.
O investigador acrescenta ainda que “as visões apresentadas sobre aspetos como a adoção de modelos de boas práticas de gestão de serviços e a relação com métodos ágeis foram recebidas com entusiasmo pela assistência”.
A conferência teve lugar no dia 12 de abril no Museu do Oriente (Lisboa).
Créditos Foto: StepTalks2011