Projeto europeu de apoio à decisão aposta no INESC Porto LA
e-POLICY é o nome do projeto europeu ligado ao Sétimo Programa Quatro (FP7) que será desenvolvido pelo Centro de Investigação em Sistemas Computacionais Avançados (CRACS) e pelo Laboratório de Inteligência Artificial e Apoio à Decisão (LIAAD). O e-POLICY, que terá início em outubro de 2011, apresenta uma abordagem multidisciplinar com o objetivo de apoiar os agentes políticos no processo de decisão.
O apoio à decisão é conseguido ao longo de todo o ciclo de vida das decisões integrando, de maneira original, tanto as perspetivas globais como individuais do processo de decisão. Esta abordagem permite chamar a atenção do decisor para as questões de natureza global como por exemplo os impactos das políticas, as restrições orçamentais e os objetivos, mas também para questões mais individuais como as opiniões da comunidade e as suas reações. Desta forma é esperado alcançar as melhores políticas de implementação de decisões.
O projeto irá usar como área de aplicação a tomada de decisões relativamente a políticas energéticas, podendo esta metodologia ser estendida a outras áreas.
A participação do INESC Porto LA resulta das competências do grupo nas áreas de text e opinion mining que irão ser usadas no e-POLICY para inferir a opinião e o sentimento do público sobre diferentes alternativas de políticas energéticas. O trabalho será ainda expansível a outras áreas de tomada de decisão.
O projeto, liderado pela Universidade de Bolonha, tem como coordenador local Luís Torgo (LIAAD), e conta ainda com a participação de Alípio Jorge (LIAAD), Vítor Costa (CRACS) e Nuno Fonseca (CRACS).