Rui Barros apresenta Digital Local Agenda na Estónia
Rui Barros, investigador do INESC Porto, esteve presente na conferência “Prioritizing innovation and moving towards Common Methodology for the Digital Local Agenda (DLA)”, onde apresentou a Comunidade de Prática ELANET CoP , no contexto do projeto CEMSDI. A conferência teve lugar no dia 4 de maio, em Tartu (Estónia).
Esta conferência enquadra-se na implementação da Agenda Digital Local, tendo sido promovida pelo consórcio do projeto “DLA Project”, financiado pelo programa INTERREG IV. A participação de Rui Barros foi motivada pelo enquadramento da DLA no contexto da rede ELANET e das conferências EISCO.
O evento promovido pelo consórcio DLA Project visou apresentar a evolução dos trabalhos para a implementação de Agendas Digitais Locais (DLA) nos diversos países da Europa, em particular os que participam nestes dois projectos. Esta participação permitiu mostrar duas abordagens diferentes mas cujos resultados finais são comuns e semelhantes. Num caso a abordagem seguida pela identificação de casos práticos e noutro através da definição de uma metodologia e sua implementação. De qualquer modo, foram sempre muitos os pontos em comum.
A representação do projecto CEMSDI foi feita pelo Rui Barros do INESC Porto e pelo coordenador do projecto Andrea Guarise do INNOVA Spa. A apresentação de Rui Barros focou a evolução da DLA desde a conferência EISCO 2005 até aos dias de hoje, a relação com a rede Europeia ELANET e por fim a materialização através de projectos com o CEMSDI. Andrea Guarise fez a apresentação do projecto CEMSDI e dos resultados atingidos até ao momento, explicando os passos futuros com vista à realização das experiencias piloto previstas no projecto. A apresentação terminou com uma exposição de Rui Barros acerca da Comunidade de Pratica - ELANET CoP, finalidade e forma de adesão para interessados, sejam especialistas, praticantes ou apenas observadores.
Este tema toma particular interesse num momento em que a Comissão Europeia lançou a sua própria Agenda Digital para a Europa, definindo as áreas de intervenção e respectivas linhas de acção. Actualmente, decorrem trabalhos para a aproximação de ambas as iniciativas e para a compatibilização dos conceitos, dando um sinal claro de integração e de cooperação entre os diferentes níveis de administração, desde o europeu até ao mais próximo do cidadão, o local.