INESC Porto apoia optimização de carregamento no carro eléctrico
O INESC Porto viu recentemente aprovado o projecto MOBILES (MOBILidade Eléctrica Sustentada), submetido no âmbito de uma candidatura ao QREN – Sector Automóvel – Projectos de I&DT empresas em co-promoção.
A vulgarização do uso dos veículos eléctricos, nas condições de tempo de carga e autonomia actuais e previstas para um futuro de curto/médio prazo, vai obrigar a uma gestão muito rigorosa da energia eléctrica nos pontos de carga ou de troca de baterias e no veículo.
O projecto MOBILES propõe então dar uma resposta a esta problemática, com um sistema baseado na gestão da informação da energia e dos eventos no veículo, numa rede de comunicações que irá permitir a troca de informação entre os veículos eléctricos e a infra-estrutura/pontos de carga. Este fluxo de informação será baseado no conhecimento da posição relativa do veículo em relação aos pontos de carga na vizinhança, e com o suporte de um sistema de agregação da informação.
A NDrive Navigation Systems é a empresa promotora deste projecto que, para além do INESC Porto, conta com outros co-promotores como a FEUP, a INTELI e o CEIIA.
A intervenção do INESC Porto no MOBILES envolve quatro Unidades – USIC, UTM, UOSE e UITT –, sendo a coordenação global efectuada por Augustin Olivier.
No caso da USIC, a participação irá abranger grande parte das tarefas do projecto, com particular destaque para a especificação do modelo de agregação e disponibilização de informação entre actores e para o desenvolvimento de uma plataforma de suporte às trocas de informação.
A equipa da USIC será coordenada por José Correia e envolverá António Gaspar, Paulo Monteiro e Ricardo Henriques, assim como outros dois bolseiros em fase de contratação.