Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da PENTALINE – Equipamentos Industriais, Lda, pela voz de Manuel Almeida.

Fora de Série

"Penso que em mais lado nenhum poderia crescer de forma a manter os horizontes abertos..." Gustavo Carneiro (UTM)

A Vós a Razão

"Desde que comecei a trabalhar em mundos virtuais para educação no final do século XX – com crianças de três a cinco anos em jardins de infância – que desejo derrubar o mais que possa as barreiras de interação pessoa-computador (...)", Leonel Morgado (USIG)

Asneira Livre

"Se estamos aqui é apenas porque pertencemos a uma linhagem de vencedores. Todos nós somos o fruto da vitória dos nossos antepassados. A continuação da vida.", Ricardo Jafe (UESP)

Galeria do Insólito

INESC TEC: a certificar especialistas desde 1988!

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

Investigadora do LIAAD/ INESC TEC com paper premiado em conferência internacional

A investigadora do Laboratório de Inteligência Artificial e Apoio à Decisão (LIAAD) do INESC TEC, Patrícia Alves, conquistou o prémio de 2º melhor paper na conferência PRO-VE’12, que decorreu entre 1 e 3 de outubro em Bournemouth, Reino Unido.

O paper distinguido tem como título "Modeling the trustworthiness of a Supplier Agent in a B2B Relationship" e propõe considerar 15 atributos para medir a confiabilidade dos fornecedores numa relação B2B, com o objetivo de “melhor modelar os comportamentos dos agentes na plataforma multiagente ANTE que está a ser desenvolvida no LIACC - FEUP”, explica Patrícia Alves. “Através de um questionário a nível nacional, realizado a empresas de diferentes setores industriais, e do tratamento das respostas através das análises fatorial, exploratória e combinatória, conseguiu-se obter resultados que permitiram concluir quais os atributos mais relevantes e a criação de novos”, acrescenta a investigadora.

O artigo foi escrito em coautoria com Pedro Campos e Eugénio Oliveira. Para Patrícia Alves tratou-se de uma estreia. “Foi o primeiro artigo que publiquei e ter sido logo distinguida com este prémio foi surpreendente e inesperado. Sinto-me recompensada”, afirma a investigadora do LIAAD.

O paper foi apresentado na PRO-VE, conferência técnico-científica na área das empresas virtuais, que este ano teve como tema "Collaborative Networks in the Internet of Services".